Pinto da Madrugada chega cheio de novidades para 2019
O primeiro encontro acontece no dia 2 de fevereiro com o “Na Pracinha”
Faltando menos de um mês para as prévias do carnaval em Maceió, o bloco Pinto da Madrugada se prepara para entrar na avenida mais uma vez. No ano em que completa 20 anos de existência, um dos maiores blocos carnavalescos do País e Patrimônio Imaterial do Estado, vai trazer como tema “Viva as artes de Alagoas”, uma referencia a diversidade cultural e artística do Estado.
O desfile do Pinto da Madrugada, que ano passado voltou com tudo arrastando mais de 250 mil foliões para a avenida, acontece no dia 23 de fevereiro, sábado antes do carnaval. Mas até lá, uma série de eventos está programado para aquecer o folião.
O primeiro encontro acontece no dia 2 de fevereiro com o “Na Pracinha”, levando cultura para as crianças na Praça Vera Arruda. A folia segue no dia 3 de fevereiro com o “Mundaú Lagoa Aberta”, em homenagem ao Pinto da Madrugada, onde muito coco de roda e ações culturais irão invadir a orla lagunar. “O Pinto da Madrugada é frevo, mas também queremos que ele represente a cultura do nosso Estado, e por isso vamos estar presente e apoiar movimentos como o Mundaú lagoa Aberta, para que os alagoanos participem e conheçam esse belíssimo trabalho”, destaca o diretor do bloco, Hermann Braga.
No dia 09 de fevereiro, o Pinto da Madrugada vai estar no Parque Municipal do Horto com a Trilha Ecológica com o Pintinho. No mesmo dia acontece também o Ensaio Aberto no Parque Shopping, com muito frevo para adultos e crianças, e a grande “Sururuzada do Pinto”, nas lojas Guido da Ponta Verde, onde ficará a loja do bloco com suas camisetas, cerveja, almofada de pintinho e muito mais. No dia seguinte, 10 de fevereiro, é a vez do Bloquinho Pintinho Pula que Pula arrastando as crianças no Parque Shopping.
No dia 16 de fevereiro o Pinto da Madrugada vai invadir Alagoas. Em Maceió, logo pela manhã, acontece o esperado “Mungunzá do Pinto” em frente ao Hotel Ponta Verde, uma mistura de frevo e mungunzá para animar quem passa na orla. No mesmo dia, em parceria com a cervejaria Caatinga Rocks, acontece a Cervejada do Pinto com o evento “Calango e Serpentina”. Em Penedo, é a vez do Ovo da Madrugada e em Arapiraca, o Pinto participa do folia de rua junto com outros blocos tradicionais.
“Desde o ano passado que o Pinto da Madrugada criou uma série de ações e eventos até chegar o grande dia, pois queremos que os alagoanos tenham o sentimento de pertencimento do bloco. Então criamos os bloquinhos infantis, que este ano terá outras edições além do Parque Shopping, acontecendo também da Praça Vera Arruda e no Parque Municipal; teremos uma mistura de frevo com coco de roda, ampliando nossa diversidade musical, e mais uma vez, nosso mascote, que estará levando muito frevo e alegria por aí. Enfim, várias ações que ligam o bloco ao alagoano”, explica Hermann Braga.
A agenda intensa do Pinto da Madrugada tem continuidade no dia 22 de fevereiro, véspera do desfile, com a Virada Carnavalesca, que será uma grande novidade este ano. “Em breve divulgaremos como será essa virada, vamos deixar a surpresa mais para frente”, destaca Hermann.
DIVERSIDADE CULTURAL DENTRO DO DESFILE
A grande novidade para o dia do desfile este ano, que conta com orquestras de frevo de todo estado, é uma nova ala que irá trazer mais um carro soronizado, ao comando da artista Fernanda Guimarães, que irá levar seu projeto Rock Maracatu para dentro do desfile. “Este ano estamos falando de arte, de diversidade cultural, por isso, a Fernanda irá levar seu projeto onde ela canta clássicos do rock em ritmo de maracatu e outros ritmos tradicionais, para nosso desfile”, conta Braga.
Acompanhe a agenda do Pinto da Madrugada:
02 de fevereiro- Na Pracinha- Evento Cultural na Praça Vera Arruda
03 de fevereiro- Mundaú Lagoa Aberta na Orla Lagunar
09 de fevereiro- Trilha Ecológica com o Pintinho no Parque Municipal do Horto
09 de fevereiro- Ensaio Aberto no Parque Shopping
09 de fevereiro- Sururuzada do Pinto, nas lojas Guido
10 de fevereiro- Bloquinho Pintinho Pula que Pula
16 de fevereiro- Munguzá do Pinto
16 de fevereiro- “Calango e Serpetina”- Cervejada do Pinto da Madrugada
16 de fevereiro- A Pinta, em Arapiraca
16 de fevereiro- Ovo da Madrugada em Penedo
17 de fevereiro- Bloquinho Pintinho Pula que Pula
22 de fevereiro- Virada Carnavalesca
23 de fevereiro- Desfile Oficial na Orla de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
