?8º Juizado Especial de Maceió fez quase mil conciliações em 2018
Titular da unidade, o juiz Ricardo Jorge atribui os resultados da unidade à sintonia entre os servidores e ao auxílio do Tribunal de Justiça
O 8º Juizado Especial Cível e Criminal de Maceió foi o que mais firmou acordos entre as partes, em 2018, de acordo com a aferição Juízo Proativo, do Tribunal de Justiça de Alagoas. Foram 949 conciliações, o que representa 28% dos 3.326 processos julgados na unidade.
O juiz Ricardo Jorge Cavalcante, titular do Juizado, atribui os resultados à sintonia entre os servidores e ao auxílio que o Tribunal de Justiça oferece. “Nosso Juizado é uma família, e todo mundo trabalha em sintonia, com amor e alegria. Apesar de ser o Juizado que recebe mais processos no Estado, é um dos que mais julga e arquiva”, explica.
O magistrado destaca que, apesar do número alto de processos recebidos e julgados com sentenças fundamentadas, é um dos que tem menos recursos impetrados contra suas decisões. Ele acredita que isso se deve ao fato de que as partes acompanham e compreendem todo o processo até o julgamento.
A unidade baixou (arquivou) 3.264 processos, enquanto entraram 1.861 casos novos. O índice de atendimento à demanda (relação entre processos entrados e baixados) ficou em 175% e a taxa de produtividade (relação entre processos entrados e julgados) foi de 179%. A taxa de congestionamento, que considera o estoque inicial, os casos novos e os arquivados, foi de 64%.
Juizado de Trânsito conciliou 69%
Sob o comando da juíza Luciana Cavalcanti de Mello Sampaio, o 12º Juizado Especial da Capital Cível e Criminal obteve o maior índice de conciliação entre os juizados. A unidade, que tem competência específica para conflitos de trânsito, firmou 592 acordos, o que representa 69% dos processos julgados, que foram 853.
Os dados do Juízo Proativo são apurados pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). A solenidade de premiação ainda terá a data definida.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
