?8º Juizado Especial de Maceió fez quase mil conciliações em 2018
Titular da unidade, o juiz Ricardo Jorge atribui os resultados da unidade à sintonia entre os servidores e ao auxílio do Tribunal de Justiça
O 8º Juizado Especial Cível e Criminal de Maceió foi o que mais firmou acordos entre as partes, em 2018, de acordo com a aferição Juízo Proativo, do Tribunal de Justiça de Alagoas. Foram 949 conciliações, o que representa 28% dos 3.326 processos julgados na unidade.
O juiz Ricardo Jorge Cavalcante, titular do Juizado, atribui os resultados à sintonia entre os servidores e ao auxílio que o Tribunal de Justiça oferece. “Nosso Juizado é uma família, e todo mundo trabalha em sintonia, com amor e alegria. Apesar de ser o Juizado que recebe mais processos no Estado, é um dos que mais julga e arquiva”, explica.
O magistrado destaca que, apesar do número alto de processos recebidos e julgados com sentenças fundamentadas, é um dos que tem menos recursos impetrados contra suas decisões. Ele acredita que isso se deve ao fato de que as partes acompanham e compreendem todo o processo até o julgamento.
A unidade baixou (arquivou) 3.264 processos, enquanto entraram 1.861 casos novos. O índice de atendimento à demanda (relação entre processos entrados e baixados) ficou em 175% e a taxa de produtividade (relação entre processos entrados e julgados) foi de 179%. A taxa de congestionamento, que considera o estoque inicial, os casos novos e os arquivados, foi de 64%.
Juizado de Trânsito conciliou 69%
Sob o comando da juíza Luciana Cavalcanti de Mello Sampaio, o 12º Juizado Especial da Capital Cível e Criminal obteve o maior índice de conciliação entre os juizados. A unidade, que tem competência específica para conflitos de trânsito, firmou 592 acordos, o que representa 69% dos processos julgados, que foram 853.
Os dados do Juízo Proativo são apurados pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). A solenidade de premiação ainda terá a data definida.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
