Justiça

?8º Juizado Especial de Maceió fez quase mil conciliações em 2018

Titular da unidade, o juiz Ricardo Jorge atribui os resultados da unidade à sintonia entre os servidores e ao auxílio do Tribunal de Justiça

Por Assessoria 15/02/2019 11h11
?8º Juizado Especial de Maceió fez quase mil conciliações em 2018
Juiz Ricardo Jorge, titular do 8º Juizado Especial de Maceió. - Foto: Assessoria

O 8º Juizado Especial Cível e Criminal de Maceió foi o que mais firmou acordos entre as partes, em 2018, de acordo com a aferição Juízo Proativo, do Tribunal de Justiça de Alagoas. Foram 949 conciliações, o que representa 28% dos 3.326 processos julgados na unidade.

O juiz Ricardo Jorge Cavalcante, titular do Juizado, atribui os resultados à sintonia entre os servidores e ao auxílio que o Tribunal de Justiça oferece. “Nosso Juizado é uma família, e todo mundo trabalha em sintonia, com amor e alegria. Apesar de ser o Juizado que recebe mais processos no Estado, é um dos que mais julga e arquiva”, explica.

O magistrado destaca que, apesar do número alto de processos recebidos e julgados com sentenças fundamentadas, é um dos que tem menos recursos impetrados contra suas decisões. Ele acredita que isso se deve ao fato de que as partes acompanham e compreendem todo o processo até o julgamento.

A unidade baixou (arquivou) 3.264 processos, enquanto entraram 1.861 casos novos. O índice de atendimento à demanda (relação entre processos entrados e baixados) ficou em 175% e a taxa de produtividade (relação entre processos entrados e julgados) foi de 179%. A taxa de congestionamento, que considera o estoque inicial, os casos novos e os arquivados, foi de 64%.

Juizado de Trânsito conciliou 69%

Sob o comando da juíza Luciana Cavalcanti de Mello Sampaio, o 12º Juizado Especial da Capital Cível e Criminal obteve o maior índice de conciliação entre os juizados. A unidade, que tem competência específica para conflitos de trânsito, firmou 592 acordos, o que representa 69% dos processos julgados, que foram 853.

Os dados do Juízo Proativo são apurados pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). A solenidade de premiação ainda terá a data definida.