Prefeitura irá monitorar e fiscalizar uso de som nas prévias de carnaval
Objetivo é verificar o cumprimento da legislação ambiental quanto à poluição sonora

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) inicia na próxima sexta-feira (22), o plantão de monitoramento e fiscalização nas prévias de carnaval. O objetivo é verificar o cumprimento da legislação ambiental quanto à poluição sonora.
O monitoramento e a fiscalização ocorrerão nos eventos que solicitaram autorização para utilizar som. Até o momento, a Sedet contabiliza quase 40 pedidos de permissão para uso de equipamentos sonoros em festas das prévias carnavalescas. Quatro duplas de fiscais da Sedet irão percorrer os locais de festas e áreas de desfiles de blocos carnavalescos.
“Nossas equipes estarão nas ruas a partir das 18h da sexta-feira, por isso é importante que os organizadores cumpram a legislação para evitar transtornos durante os festejos”, explicou o coordenador geral de Monitoramento da Sedet, Antônio Palmeira. Os eventos serão monitorados e fiscalizados pelas equipes da Sedet com apoio da Polícia e Militar e Guarda Municipal, que serão acionados se necessário.
Pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre órgãos do poder público, o Ministério Público Estadual (MPE) e organizadores de eventos, o volume de som não pode ultrapassar 100 decibéis, no ponto da denúncia.
Para aferir o volume do som, as equipes estarão com um aparelho chamado decibelímetro. Se durante o monitoramento e fiscalização for constatado que o limite sonoro está acima do permitido, o responsável pelo evento será autuado pelo descumprimento da autorização recebida e receberá multa, que varia de R$ 2,9 mil a R$ 59,4 mil.
Denúncia
Durante as prévias carnavalescas, a população também poderá realizar denúncias de abusos no uso do som. As informações poderão ser repassadas pelo telefone 98882.8347.
Veja também
Últimas notícias

PM apreende cerca de 54 kg de drogas e 46 armas na primeira semana de junho
Ação da PM cumpre mandados e prende dupla por envolvimento com tráfico

Governador Paulo Dantas lança Programa de Incentivo Fiscal à Cultura

Idoso é encontrado morto dentro de casa no Sítio Umbuzeiro, em Craíbas
![[Vídeo] Influenciador que atirou em frente a um bar na Jatiúca se pronuncia sobre o caso](https://img.7segundos.com.br/P8TzhCdbsfQ1HkfZxzv0_0T-W_U=/100x80/center/bottom/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/ba3e325b-063e-4c2b-8296-11cb5d0871bf.jpg)
[Vídeo] Influenciador que atirou em frente a um bar na Jatiúca se pronuncia sobre o caso

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
