AL é o melhor estado em qualidade de abertura de negócios, aponta Receita Federal
Estado figura no primeiro lugar de estudo que avalia o nível da Redesim no Brasil
Alagoas é o melhor estado do país em relação à qualidade do ambiente para abertura de negócios. É o que define a Receita Federal em ranking produzido para avaliar o nível da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em cada unidade federativa do Brasil.
Em novo estudo produzido pelo órgão federal, foram, majoritariamente, comparados o índice de integração da Redesim em cada estado, o tempo médio de abertura de empresas e a porcentagem de negócios que são constituídos em até três dias.
Nele, Alagoas alcançou a porcentagem de 87,6% das metas propostas pelo ranking, sendo seguido por Piauí, com 86,1%; Roraima, com 85,2%; Sergipe, com 84,7%; Rondônia, com 84,1%; e Minas Gerais, com 81,8%.
O primeiro quesito do estudo leva em conta o desenvolvimento do Projeto PIN-Redesim – que observa o sistema para execução da rede em cada estado -; a integração com as Prefeituras a fim de promover a consulta de viabilidade – pesquisa para saber se o negócio pode ser exercido em determinado local -; e a integração com órgãos e secretarias de administração tributária e de licenciamento, o que levou Alagoas à porcentagem de 91,92%.
A Redesim no estado tem como interface o Portal Facilita Alagoas, que possui serviços da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), além das 102 Prefeituras alagoanas.
Nos pontos seguintes do ranking, o tempo médio de abertura de empresa, no qual é observada a criação do CNPJ, foi estabelecido em 2 dias e 18 horas, enquanto foi classificado que 81% das constituições empresariais em Alagoas são feitas em até 3 dias.
A Juceal é o órgão alagoano responsável pelo registro de empresas e também pela administração estadual da Redesim, e, para o presidente Carlos Araújo, o primeiro lugar do estado no ranking reflete um trabalho voltado para a eficiência.
“A Junta Comercial vive, nos últimos anos, um período de evolução muito grande em sua tecnologia, e isso não foi focado apenas no registro empresarial, mas também no desenvolvimento dos serviços para licenciamento de negócios. O ranking traz isso, mostra um olhar de uma equipe na busca pela eficiência, sempre focando no cliente. Temos um registro ágil e todos os órgãos integrados no Portal Facilita Alagoas, porém queremos crescer ainda mais, diminuindo prazos e oferecendo mais alvarás e licenças para acesso do empresários”, destaca.
O gestor saliente, ainda, que o estudo aponta alguns aspectos para avanço, como a integração com os cartórios e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL), que está em processo de finalização, e a redução do tempo de saída de processos, dos quais o presidente frisa sobre os processos colegiados, que apresentam período diferenciado de análise.
Visão dos usuários
Se o progresso da Redesim em Alagoas é celebrado por órgãos e entidades, entre os usuários dos serviços a situação não é diferente. Marivaldo Albuquerque trabalha na área do registro empresarial há dez anos e afirma que acompanhou de perto a mudança em como os serviços são ofertados no estado.
“O que hoje dura poucas horas, antes poderia demorar meses. Só na parte do registro, a gente tinha que empilhar vários papéis pelo tanto de documentos necessários, e a resposta demorava 30 dias. Quando havia alguma exigência, aí que demorava. A gente começava com cinco papéis e acabava com cinquenta”, relata.
Segundo o contador, a integração com os órgãos de administração tributária e licenciamento trouxe um ganho enorme para os clientes, poupando tempo e dinheiro.
“Antigamente a gente rodava para terminar a abertura da empresa. Depois da Junta, tinha que ir na Receita Federal, na Prefeitura, em cada órgão para solicitar os documentos. Hoje está tudo sincronizado e no próprio Facilita Alagoas eu solicito e recebo cada um. Não é preciso rodar o estado inteiro”, contrasta.
O atual ranking produzido pela Receita Federal, órgão responsável pela integração nacional da Redesim, é previsto pelo Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM) com os dados apurados até 2 de janeiro de 2019.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
