Polícia

Líder do tráfico no Litoral Norte morre em troca de tiros com polícia

Ele tentou fugir, efetuou disparos contra os militares e acabou atingido

Por 7Segundos, com assessoria 26/02/2019 15h03
Líder do tráfico no Litoral Norte morre em troca de tiros com polícia
Suspeito de liderar tráfico no litoral de Alagoas morre em confronto com o Bope - Foto: Assessoria

Weliton dos Santos Barros, principal suspeito de liderar o tráfico de drogas no Litoral Norte do Estado, morreu em confronto com policiais nesta terça-feira (26), durante uma operação policial que tinha como objetivo de coibir tráfico de drogas no carnaval.

Conhecido como ‘Chinês’, Weliton foi localizado em uma residência no município de Coruripe. Durante uma abordagem, ele tentou fugir, efetuou disparos contra os militares e foi atingido. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. 

A polícia recebeu informações de que Weliton tinha planos de expandir o tráfico de drogas para o Litoral Sul de Alagoas. Com ele, foi apreendido um revólver, 300 gramas de maconha e uma balança de precisão. ‘Chinês’ possuía uma vasta ficha criminal e respondia a pelo menos dez inquéritos por tráfico de drogas, roubo e homicídio.

Operação integrada 

Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão em uma operação integrada entre Polícias Civil e Militar nos muncípios de Maceió, Barra de Santo Antônio e Par ipueira.

Os mandados foram representados pelo delegado Gustavo Henrique, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DNARC), e expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base nas provas técnicas apresentadas pela investigação e que comprovam a participação dos alvos em crimes.

As investigações detectaram que a organização criminosa era liderada por Weliton dos Santos Barros e que o grupo vinha praticando diversos crimes na região desde 2009. Em 2012, eles foram acusados de mais de 20 homicídios no Litoral Norte.

Como a principal atividade da organização criminosa era o tráfico de drogas, parentes e outros comparsas atuavam auxiliando as atividades ilícitas na região entre Guaxuma e Barra de Santo Antônio. Uma das principais características dos envolvidos era a forma violenta como atuavam, daí deriva o vasto histórico de homicídios ligados ao grupo.

No Litoral Norte, foram presos José Luís da Silva Calheiros Júnior, conhecido como Capitão, Edvan Lourenço dos Santos, conhecido como “Edmilson”, e Cleverton Santos de Mendonça, conhecido como “Kekinho”.

Com Jeferson os policiais apreenderam uma grande quantidade de crack e uma balança de precisão. Edvan, segundo a polícia, também possui outras passagens pela polícia por tráfico e abuso de autoridade.

Giovani Luís Santos de Moura foi preso em flagrante em Paripueira durante o cumprimento dos mandados. Na residência, os policiais apreenderam cerca de um quilo de maconha prensada, que estava escondida embaixo de uma pia. Também foram encontrados celulares, um tablet e pen drives.

Participam da operação policiais militares do 11° Batalhão, 3ª Companhia Independente, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Radiopatrulha(BPRp), Batalhão de Eventos (BPE), Grupamento Aéreo e Tigre.