Maior campeã do Carnaval de SP, Vai-Vai é rebaixada em 2019
Tradicional escola do bairro do Bixiga, na região central de São Paulo, foi rebaixada pela primeira vez em sua história de 89 anos
Com 15 títulos e o reconhecimento de ser uma das escolas de samba mais tradicionais do Carnaval de São Paulo, a Vai-Vai foi rebaixada pela primeira vez na história.
A escola levou para o Anhembi, na madrugada de domingo (3), o enredo "O quilombo do futuro", que exaltou o povo negro e homenageou a vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro no ano passado.
Conhecida como a Escola do Povo, a Vai-Vai ficou na última colocação, com 268,8 pontos — 0,4 a menos do que a também rebaixada Acadêmicos do Tucuruvi.
No ano passado, a Vai-Vai tinha feito o segundo pior resultado de sua história de 89 anos, ficando na 10º colocação — a pior foi uma posição abaixo em 2004. O último título da escola do bairro do Bixiga, na região central, foi em 2015, com homanagem à Elis Regina.
A maior vencedora do Carnaval paulistano também carrega em seu currículo um tretacampeonato consecutivo, ganhando entre 1998 e 2001. A Vai-Vai também tem nove títulos do Cordão Carnavalesco — conquistados entre 1934 e 1970.
Tucuruvi também caiu
A Acadêmicos do Tucuruvi ficou empatada com a Tom Maior, com 269,2 pontos, mas perdeu no critério de desempate. A agremiação estava no Grupo Especial desde 1998.
O enredo este ano foi "Liberdade. O canto retumbante de um povo heroico", que destacou a liberdade no Brasil desde o descobrimento até os dias atuais.
Em 2018, um incêndio destruiu o galpão da Tucuruvi, que perdeu 90% das fantasias. Mesmo assim, a escola desfilou com a ajuda de voluntários, que em menos de um mês conseguiram refazer quase todas as fantasias. Por causa do incêndio, a agremiação não pôde ser rebaixada.