Catraca alta: SMTT fiscaliza ônibus em terminais
Dez ônibus foram lacrados por não se adequarem ao novo modelo

Na manhã desta sexta-feira (08), as equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deflagraram a “Operação Catraca Alta” em terminais de ônibus da capital. A ação teve o intuito de vistoriar se concessionários de coletivos cumpriram a portaria de número 0235, de dezembro de 2018, que determinava que as empresas se adequassem ao novo modelo de catracas sobrepostas.
Ao todo, durante a operação, 10 ônibus foram autuados, lacrados e encaminhados às respectivas garagens de suas empresas. A multa para o descumprimento desta portaria é de R$ 2.679,88 por cada veículo notificado. Os ônibus só serão liberados para circulação nas vias da capital após a regularização das pendências junto à Superintendência.
O novo design das catracas sobrepostas tem como intuito proporcionar maior conforto e segurança a todos os usuários que utilizam diariamente o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).
Na ocasião, as equipes também observaram o estado de conservação da frota que realiza o transporte coletivo de passageiros em Maceió. Foram checados se os licenciamentos dos veículos estavam em dia, o estado dos pneus e equipamentos de segurança, além de outros pontos.
“Esta é uma operação de extrema importância para a população, já que as empresas de ônibus não estão cumprindo as normas estabelecidas pela SMTT, colocando em risco o conforto, a segurança e a integridade dos passageiros. Deste modo, a Superintendência realiza operações como esta com frequência para garantir que a população desfrute de um serviço de qualidade”, pontua o assessor técnico de Transportes e responsável pela operação, Alexsandre Serafim.
Sobre a readequação
Conforme a portaria número 0176, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 4 de setembro de 2018, ficou estabelecido o prazo de 90 dias para a adequação das catracas. Em dezembro do mesmo ano, a portaria 0235 prorrogou o prazo por igual período de tempo.
A equipe de fiscalização da SMTT dará continuidade a operação, intensificando a ação em diversos terminais de ônibus de Maceió.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
