Catraca alta: SMTT fiscaliza ônibus em terminais
Dez ônibus foram lacrados por não se adequarem ao novo modelo
Na manhã desta sexta-feira (08), as equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deflagraram a “Operação Catraca Alta” em terminais de ônibus da capital. A ação teve o intuito de vistoriar se concessionários de coletivos cumpriram a portaria de número 0235, de dezembro de 2018, que determinava que as empresas se adequassem ao novo modelo de catracas sobrepostas.
Ao todo, durante a operação, 10 ônibus foram autuados, lacrados e encaminhados às respectivas garagens de suas empresas. A multa para o descumprimento desta portaria é de R$ 2.679,88 por cada veículo notificado. Os ônibus só serão liberados para circulação nas vias da capital após a regularização das pendências junto à Superintendência.
O novo design das catracas sobrepostas tem como intuito proporcionar maior conforto e segurança a todos os usuários que utilizam diariamente o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).
Na ocasião, as equipes também observaram o estado de conservação da frota que realiza o transporte coletivo de passageiros em Maceió. Foram checados se os licenciamentos dos veículos estavam em dia, o estado dos pneus e equipamentos de segurança, além de outros pontos.
“Esta é uma operação de extrema importância para a população, já que as empresas de ônibus não estão cumprindo as normas estabelecidas pela SMTT, colocando em risco o conforto, a segurança e a integridade dos passageiros. Deste modo, a Superintendência realiza operações como esta com frequência para garantir que a população desfrute de um serviço de qualidade”, pontua o assessor técnico de Transportes e responsável pela operação, Alexsandre Serafim.
Sobre a readequação
Conforme a portaria número 0176, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 4 de setembro de 2018, ficou estabelecido o prazo de 90 dias para a adequação das catracas. Em dezembro do mesmo ano, a portaria 0235 prorrogou o prazo por igual período de tempo.
A equipe de fiscalização da SMTT dará continuidade a operação, intensificando a ação em diversos terminais de ônibus de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
