Operação integrada acolhe homem em vulnerabilidade social na orla
Com o objetivo de prevenir violência, combater o tráfico de drogas, a Operação Saturação oferece tratamento e cuidados para pessoas em vulnerabilidade

Um homem em situação de vulnerabilidade social foi socorrido por agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, em trabalho de abordagem social durante uma operação integrada realizada com policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na região da orla de Pajuçara, em Maceió, nesta terça-feira (19).
A ação, batizada de Operação Saturação, teve início ainda pela manhã e se estendeu até o fim da tarde, abordando pessoas em atividades suspeitas com o objetivo de prevenir a violência na área, combater o tráfico de drogas e ir ao encontro de indivíduos que estejam vivendo nas ruas, a fim de oferecer a eles tratamento e outros cuidados, com o respectivo encaminhamento aos órgãos responsáveis.
Durante as abordagens, o homem - que é usuário de drogas, tuberculoso, soropositivo e faz uso de medicamento controlado - manifestou interesse em receber ajuda e foi levado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, no Trapiche da Barra, para o atendimento de emergência, após articulação da equipe social do Ronda no Bairro.
Assim que receber alta, ele deverá ser encaminhado a uma unidade de acolhimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para a continuidade do tratamento e ficará por lá por tempo indeterminado. Os agentes realizaram outras abordagens, mas, em respeito à liberdade de decisão dos abordados, não foram feitos os encaminhamentos, tendo em vista que eles não demonstraram interesse em dar seguimento ao tratamento necessário.
Ao todo, participaram da operação duas guarnições do Ronda no Bairro e duas do 1º BPM em viaturas e motos. Durante a preleção feita aos agentes, o subcomandante do programa, capitão Andrade, reforçou que é função do Ronda no Bairro estar presente e que a ação tem como intuito unir os vieses operacional e social do programa. A fiscalização deve se estender pelos próximos dias na mesma região.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
