“O risco de desastre está instalado no bairro do Pinheiro”, diz CPRM
Laudo que apontará causas das rachaduras será entregue em abril
O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Antonio Carlos Bacelar Nunes, revelou durante a audiência pública no Senado, na manhã desta quinta-feira (21), que o risco de desastre está instalado no bairro do Pinheiro, em Maceió.
“Quero dizer aos senhores que o risco de desastre está instalado no bairro do Pinheiro. Nós, como Serviço Geólogico do Brasil não podemos jamais omitir uma informação que seja verdadeira ou precisa. Nossa função não é penalizar ninguém. Eu acho que a função principal dessa audiência pública é a preservação das vidas”, afirmou Antonio Bacelar.
Na ocasião, o geólogo Thales Sampaio, que também integra a CPRM, esclareceu que a Bacia de Alagoas naturalmente apresenta fraturas e falhas geológicas. Ainda segundo o geólogo, o solo da região do Pinheiro começou a movimentar em abril de 2016.
“A partir de junho de 2017 essa movimentação começou a aumentar, mas em 2018 houve um rompimento maior e se formou o que chamamos de rastejo [que consiste em movimento descendente, lento e contínuo da massa de solo de um talude, caracterizando uma deformação]”, revelou.
O laudo que apontará as possíveis causas das rachaduras no bairro do Pinheiro será entregue no dia 20 de abril. “O cronograma original apontava para respostas sobre as possíveis causas dos efeitos no Pinheiro no final de maio. A gente já trouxe esse cronograma para o mês de abril”, informou o geólogo Thales Sampaio.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
