Mudanças garantem gratuidade para pessoas com deficiências em coletivos
Deputada Tereza Nelma atuou junto aos movimentos
Por decisão do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), pessoas com deficiência e com doenças incapacitantes poderão reaver o direito à concessão do Cartão Bem Legal, para gratuidade nos transportes coletivos da capital. O Pleno reconheceu a inconstitucionalidade parcial da Lei Municipal nº 6.370 de 2015, após uma ação ingressada pela Defensoria Pública de Alagoas e a mobilização da deputada federal Tereza Nelma, junto aos movimentos.
A Lei 6.370 restringia o direito à gratuidade nos transportes públicos da capital. Após a publicação, muitas pessoas não puderam dar continuidade aos seus tratamentos médicos, porque não tinham mais como pagar as passagens. A situação gerou uma grande mobilização dos movimentos de pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, que ingressaram com ações na Defensoria Pública e solicitaram o apoio da deputada Tereza Nelma para mediar uma solução ao problema.
“Me engajei nessa luta por ter a certeza que essas pessoas precisam da gratuidade. Enquanto vereadora promovi duas audiência públicas sobre o Cartão Bem Legal, onde foram debatidas essas e outras demandas importantes. Mobilizei os movimentos, participei de reuniões com a Defensoria Pública e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Me comprometi que essa situação seria mudada, afinal a lei era extremamente restritiva e aplicava barreiras a segmentos que já são vulneráveis socialmente. O desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, relator do processo, reafirmou um direito social já garantido anteriormente. Não podemos ser coniventes com nenhum retrocesso de direitos”, afirmou a deputada Tereza Nelma.
De acordo com a assessoria jurídica da SMTT, os Cartões continuam a ser requeridos na sede da Superintendência, no Tabuleiro dos Martins. O usuário deverá comparecer com toda documentação necessária e, após análise do pedido pelo corpo técnico, receberá o Cartão Bem Legal. Dúvidas também poderão ser esclarecidas no local.
Veja também
Últimas notícias
Acidente de moto deixa vítima fatal em Lagoa da Canoa
Duas pessoas ficam feridas após capotamento na BR-101 em Joaquim Gomes
Renan Filho anuncia apoio de Antônio Albuquerque à pré-candidatura ao Governo
Maceió ganha Vila de São João no Parque Centenário com cenários temáticos e atrações para visitantes
Arapiraca entra no clima do São João neste domingo com arraiás comunitários espalhados pela cidade
Homem é preso pela PM após efetuar disparos na ponte que liga Alagoas e Sergipe
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
