Mudanças garantem gratuidade para pessoas com deficiências em coletivos
Deputada Tereza Nelma atuou junto aos movimentos
Por decisão do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), pessoas com deficiência e com doenças incapacitantes poderão reaver o direito à concessão do Cartão Bem Legal, para gratuidade nos transportes coletivos da capital. O Pleno reconheceu a inconstitucionalidade parcial da Lei Municipal nº 6.370 de 2015, após uma ação ingressada pela Defensoria Pública de Alagoas e a mobilização da deputada federal Tereza Nelma, junto aos movimentos.
A Lei 6.370 restringia o direito à gratuidade nos transportes públicos da capital. Após a publicação, muitas pessoas não puderam dar continuidade aos seus tratamentos médicos, porque não tinham mais como pagar as passagens. A situação gerou uma grande mobilização dos movimentos de pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, que ingressaram com ações na Defensoria Pública e solicitaram o apoio da deputada Tereza Nelma para mediar uma solução ao problema.
“Me engajei nessa luta por ter a certeza que essas pessoas precisam da gratuidade. Enquanto vereadora promovi duas audiência públicas sobre o Cartão Bem Legal, onde foram debatidas essas e outras demandas importantes. Mobilizei os movimentos, participei de reuniões com a Defensoria Pública e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Me comprometi que essa situação seria mudada, afinal a lei era extremamente restritiva e aplicava barreiras a segmentos que já são vulneráveis socialmente. O desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, relator do processo, reafirmou um direito social já garantido anteriormente. Não podemos ser coniventes com nenhum retrocesso de direitos”, afirmou a deputada Tereza Nelma.
De acordo com a assessoria jurídica da SMTT, os Cartões continuam a ser requeridos na sede da Superintendência, no Tabuleiro dos Martins. O usuário deverá comparecer com toda documentação necessária e, após análise do pedido pelo corpo técnico, receberá o Cartão Bem Legal. Dúvidas também poderão ser esclarecidas no local.
Veja também
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
