Alagoas

Tereza Nelma pede sensibilidade pela inclusão da saúde da mulher, em Brasília

Deputada federal defendeu a bandeira desde seu mandato como vereadora em Maceió

Por 7Segundos com Assessoria 01/04/2019 12h12
Tereza Nelma pede sensibilidade pela inclusão da saúde da mulher, em Brasília
Tereza Nelma em Brasília - Foto: Assessoria

A deputada federal Tereza Nelma reforçou a importância de colocar em pauta discussões voltadas para a saúde e segurança da mulher, em reunião da Comissão de Defesa dos Direito da Mulher, em Brasília. Como paciente oncológica, Tereza apontou a dificuldade das mulheres brasileiras em realizar seus exames periódicos, importantes para a prevenção de doenças graves, como o câncer.

Tereza Nelma pediu a sensibilidade dos demais participantes pela inclusão da saúde como um dos eixos temáticos principais, na construção do planejamento estratégico da Comissão. “Reconheço que existem demandas urgentes a serem debatidas, como violência, feminicídios, educação. Mas quero solicitar uma atenção especial à saúde da mulher, principalmente ao atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e a realização de exames preventivos do câncer, como o de mama e útero, que mata milhares de mulheres anualmente”, disse a deputada.

Tereza ainda elogiou a participação dos deputados na Comissão da Mulher. “Parabenizo os homens que tiveram coragem de fazer parte dessa Comissão. Essa é a compreensão que nós temos. Não queremos ocupar o lugar dos homens, nós queremos estar ao lado deles. Assim faremos um Brasil melhor”, completou.

Trajetória de lutas

A saúde da mulher é uma bandeira já defendida por Tereza, desde seu primeiro mandato como vereadora de Maceió, quando instituiu cinco leis voltadas para essa área. Como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama e a criação do Outubro Rosa no Calendário Oficial de Maceió.

Em 2015, Tereza Nelma foi acometida por um câncer de mama. Prometeu que, caso se recuperasse, criaria em Maceió uma Casa para auxiliar na prevenção e acompanhamento de outras mulheres. Assim surgiu a Casa Rosa, que já atendeu mais de 10 mil mulheres, oferecendo gratuitamente serviços de mastologia, ginecologia, fisioterapia e psiquiatria, com recursos próprios da deputada.

“A Casa Rosa é minha realização como mulher e cidadã. Dar apoio para outras mulheres, diminuindo o sofrimento e a tristeza desse momento tão difícil, que é ser diagnosticada com um câncer, é o que me mantém viva. Quero sempre trazer para a Câmara Federal essas discussões, pois sei como a saúde ainda é deficitária às necessidades dos brasileiros”, finalizou.