Tereza Nelma pede sensibilidade pela inclusão da saúde da mulher, em Brasília
Deputada federal defendeu a bandeira desde seu mandato como vereadora em Maceió
A deputada federal Tereza Nelma reforçou a importância de colocar em pauta discussões voltadas para a saúde e segurança da mulher, em reunião da Comissão de Defesa dos Direito da Mulher, em Brasília. Como paciente oncológica, Tereza apontou a dificuldade das mulheres brasileiras em realizar seus exames periódicos, importantes para a prevenção de doenças graves, como o câncer.
Tereza Nelma pediu a sensibilidade dos demais participantes pela inclusão da saúde como um dos eixos temáticos principais, na construção do planejamento estratégico da Comissão. “Reconheço que existem demandas urgentes a serem debatidas, como violência, feminicídios, educação. Mas quero solicitar uma atenção especial à saúde da mulher, principalmente ao atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e a realização de exames preventivos do câncer, como o de mama e útero, que mata milhares de mulheres anualmente”, disse a deputada.
Tereza ainda elogiou a participação dos deputados na Comissão da Mulher. “Parabenizo os homens que tiveram coragem de fazer parte dessa Comissão. Essa é a compreensão que nós temos. Não queremos ocupar o lugar dos homens, nós queremos estar ao lado deles. Assim faremos um Brasil melhor”, completou.
Trajetória de lutas
A saúde da mulher é uma bandeira já defendida por Tereza, desde seu primeiro mandato como vereadora de Maceió, quando instituiu cinco leis voltadas para essa área. Como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama e a criação do Outubro Rosa no Calendário Oficial de Maceió.
Em 2015, Tereza Nelma foi acometida por um câncer de mama. Prometeu que, caso se recuperasse, criaria em Maceió uma Casa para auxiliar na prevenção e acompanhamento de outras mulheres. Assim surgiu a Casa Rosa, que já atendeu mais de 10 mil mulheres, oferecendo gratuitamente serviços de mastologia, ginecologia, fisioterapia e psiquiatria, com recursos próprios da deputada.
“A Casa Rosa é minha realização como mulher e cidadã. Dar apoio para outras mulheres, diminuindo o sofrimento e a tristeza desse momento tão difícil, que é ser diagnosticada com um câncer, é o que me mantém viva. Quero sempre trazer para a Câmara Federal essas discussões, pois sei como a saúde ainda é deficitária às necessidades dos brasileiros”, finalizou.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
