Tereza Nelma: “Ditadura nunca mais”
Deputada postou um vídeo no YouTube nesta sexta-feira
A deputada federal Tereza Nelma faz um apelo para que os brasileiros não participem de eventos comemorativos ao período da Ditadura Militar, em vídeo postado em suas redes sociais nessa sexta-feira (29). “Peço a meus amigos, amigas e todos os que defendem a democracia e a justiça social que não participem de nenhuma comemoração do ódio, respeitem a anistia, a história e o pacto de paz da constituição de 1988”, diz o vídeo.
O vídeo é uma resposta a orientação do presidente da república aos quartéis, pedindo a comemoração do aniversário do dia 31 de março de 1964, quando um golpe militar derrubou o governo João Goulart e iniciou um regime ditatorial que durou 21 anos. Neste período, milhares de brasileiros foram torturados, mortos ou expulsos do país e para o exílio. Sem contar as famílias que nunca mais reviram seus parentes presos e nem sequer seus corpos foram encontrados.
Tereza Nelma também reforça que hoje, na crise pela qual passa o nosso país, as prioridades deveriam ser outras. “Tenho andado nas periferias das cidades, e também no campo. Nunca ouvi um pedido por violência, mas ouvi sim muitos apelos pela paz e por mais emprego. Aí fico pensando: que distância separa as aspirações da nossa gente, desse apelo inconstitucional de homenagem à ditadura feito pelo presidente da república?”, indaga a deputada.
A repercussão do caso foi tamanha, internacionalmente, que o presidente voltou atrás na última quinta-feira (28), em uma tentativa de minimizar a horrível declaração inicial. “Não foi comemorar. Rememorar, rever, ver o que está errado, o que está certo”, disse ele. A deputada Tereza Nelma finaliza seu discurso parabenizando o Ministério Público pelo repúdio social e político à declaração do presidente. “Certo o Ministério Público Federal em evitar essa grosseria contra tantas famílias que até hoje não sabem onde foram parar seus filhos.”, finalizou.
Veja o vídeo: https://youtu.be/9S7nlY_Gryw
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
