Política

Tereza Nelma: “Ditadura nunca mais”

Deputada postou um vídeo no YouTube nesta sexta-feira

Por Assessoria 29/03/2019 14h02
Tereza Nelma: “Ditadura nunca mais”
Tereza Nelma: “Ditadura nunca mais” - Foto: Assessoria

A deputada federal Tereza Nelma faz um apelo para que os brasileiros não participem de eventos comemorativos ao período da Ditadura Militar, em vídeo postado em suas redes sociais nessa sexta-feira (29). “Peço a meus amigos, amigas e todos os que defendem a democracia e a justiça social que não participem de nenhuma comemoração do ódio, respeitem a anistia, a história e o pacto de paz da constituição de 1988”, diz o vídeo.

O vídeo é uma resposta a orientação do presidente da república aos quartéis, pedindo a comemoração do aniversário do dia 31 de março de 1964, quando um golpe militar derrubou o governo João Goulart e iniciou um regime ditatorial que durou 21 anos. Neste período, milhares de brasileiros foram torturados, mortos ou expulsos do país e para o exílio. Sem contar as famílias que nunca mais reviram seus parentes presos e nem sequer seus corpos foram encontrados.

Tereza Nelma também reforça que hoje, na crise pela qual passa o nosso país, as prioridades deveriam ser outras. “Tenho andado nas periferias das cidades, e também no campo. Nunca ouvi um pedido por violência, mas ouvi sim muitos apelos pela paz e por mais emprego. Aí fico pensando: que distância separa as aspirações da nossa gente, desse apelo inconstitucional de homenagem à ditadura feito pelo presidente da república?”, indaga a deputada.

A repercussão do caso foi tamanha, internacionalmente, que o presidente voltou atrás na última quinta-feira (28), em uma tentativa de minimizar a horrível declaração inicial. “Não foi comemorar. Rememorar, rever, ver o que está errado, o que está certo”, disse ele. A deputada Tereza Nelma finaliza seu discurso parabenizando o Ministério Público pelo repúdio social e político à declaração do presidente. “Certo o Ministério Público Federal em evitar essa grosseria contra tantas famílias que até hoje não sabem onde foram parar seus filhos.”, finalizou.

Veja o vídeo: https://youtu.be/9S7nlY_Gryw