PEV da orla é transferido para novo local na Ponta Verde, em Maceió
Transferência foi feita pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum)
O Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEV) que ficava instalado na orla do bairro Ponta Verde, em trecho da Avenida Silvio Carlos Viana, está em novo local. Agora, os moradores da região podem realizar o descarte adequado na Praça do Skate, para onde o equipamento foi realocado. A transferência foi feita pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) devido à alta quantidade de descarte irregular feito por comerciantes e frequentadores da praia.
Antes da mudança foram realizadas ações de educação ambiental para conscientizar a população, buscando explicar a forma correta sobre o que descartar. Porém, constantemente a cooperativa de catadores que atende a região encontrava materiais não recicláveis, como cascas de coco e restos de alimentos. Com a transferência, a expectativa é de que a adesão da população seja maior, tendo em vista que há uma grande quantidade de prédios residenciais e pontos comerciais no entorno da Praça do Skate.
Para que a mudança fosse positiva, foram feitas ações de conscientização com os moradores e trabalhadores para orientá-los de que no PEV somente podem ser descartados itens como papel, plástico, metais e vidro. No entanto, há orientações que devem ser seguidas. De acordo com Liz Araújo, diretora de planejamento e serviços especiais da Slum, é necessário que o cidadão faça uma limpeza no resíduo, principalmente nas embalagens que continham alimento, para que não haja contaminação de outros resíduos, tornando-os não recicláveis.
Outra orientação da diretora é em relação a itens de vidro. “Orientamos que os vidros sejam embalados e separados dos demais para que não haja quebra do material e não machuque os cooperados que irão fazer a coleta”, acrescenta Liz Araújo.
Atualmente, 17 PEVs estão instalados em bairros diferentes da cidade, a exemplo do Benedito Bentes, Serraria, Salvador Lyra, Vergel do Lago. A Slum busca parcerias com empresas para ampliar a instalação em outras regiões, mas já há previsão da instalação de mais dois pontos até o fim do primeiro semestre de 2019.
Além das ações de educação ambiental, o órgão municipal mantém dois canais de atendimento ao cidadão: o Disque Limpeza 0800 082 2600, onde a população pode buscar informações sobre a coleta seletiva, se informar sobre a localização dos Pontos de Entrega Voluntária e sobre o descarte de resíduos especiais; e o WhatsApp 82 98802-4834, por onde é possível fazer solicitações sobre a coleta de volumosos, orientações em geral e denúncias de descarte irregular.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e motocicleta deixa mulher ferida no Centro de Maceió
Jovem grávida é agredida e ameaçada de morte pelo companheiro no bairro Benedito Bentes
Bandidos agridem vítima e roubam motocicleta em Palmeira dos Índios
Usuário de drogas é preso por agredir pai e mãe em Arapiraca
Jovem é morto a tiros em via pública do bairro Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Explosão em obra de transposição do Rio São Francisco atinge 40 casas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
