Trâmites legais para formação de cooperativa de reciclagem já estão em andamento
Em reunião com os catadores, nos últimos dias, a Prefeitura, através da Secretaria de Indústria e Comércio, realizou mais uma etapa para a formação da Cooperativa dos Catadores de Resíduos Recicláveis. Cerca de 30 catadores participaram.
Segundo a secretária Neide Mitomari, já foi elaborado um edital convidando os catadores do município para participarem de uma assembléia geral de constituição da cooperativa no próximo dia 6 de junho, às 14h30, no auditório da Prefeitura, onde eles vão decidir a aprovação do estatuto, a escolha de um conselho de administração, conselho fiscal e conselho ético e técnico, além da filiação da cooperativa à Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/SESCOOP.
O sistema de cooperativa de reciclagem já mudou a vida de catadores de todo o país. Além de proporcionar maior segurança na garantia de suas rendas, já que os catadores não vão mais trabalhar de forma individual, as estimativas de aumento de lucro para estes trabalhadores podem chegar em até aproximadamente 300% a mais . Além da importância do processo de reciclagem para o meio ambiente.
O município vai oferecer ainda capacitações para os catadores e ações de conscientização em escolas, pontos comerciais de outros locais, adianta o prefeito Areski Freitas (Kil).