Bolsonaro criará regras para tirar poder do Estado e dar mais liberdade aos empreendedores
Presidente deve encaminhar uma medida provisória que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica
Nesta terça-feira (9/4), o presidente Jair Bolsonaro, em conjunto com o Ministério da Justiça e a equipe econômica do governo, devem encaminhar uma medida provisória que limita o poder do Estado sobre os empreendedores.
A proposta, batizada de Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, é um conjunto de regras para “empoderar o particular e expandir sua proteção contra a intervenção estatal”. A informação é da “Folha de S. Paulo”.
A minuta da medida provisória menciona diversos pilares, com medidas que defendem uma menor regulamentação do governo.
Um deles afirma que o Estado deverá criar regulações diferentes, dependendo do porte da empresa e dos riscos do mercado em que atua. Na minuta, diz-se que o governo não pode tratar de forma igual uma banca de fotocópias e uma boate sujeita a incêndios.
O documento também diz que o empreendedor poderá exercer sua atividade em qualquer horário, desde que respeitados os direitos trabalhistas e leis de boa vizinhança. Por isso, não seria papel do estado restringir os dias e os horários dos negócios.
A medida provisória também fala sobre regular preços somente quando as práticas empresariais agridam o direito do consumidor e a livre concorrência. Outro ponto é que documentos filmados ou digitalizados terão o mesmo valor que um documento impresso.
A “Folha” informa que os ministros da Justiça, Sérgio Moro, e da Economia, Paulo Guedes, assinarão o documento.
Veja também
Últimas notícias
Passarela desaba após ser atingida por caminhão e dois morrem em SP
Suspeita de fraudar concurso estava alojada na Guarda Municipal de Rio Largo
Homem desaparecido em Maragogi é achado morto na Praia de São Bento
AL tem 61 municípios sob alerta de chuvas; Maceió está entre as áreas de perigo
Avança Saúde ultrapassa marca de 800 cirurgias realizadas em Santana do Ipanema
Mulher desaparece após barco virar no Rio São Francisco, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
