Hospital Helvio Auto dispõe serviços para quem vai realizar viagem internacional
Instituição é a primeira do Estado a oferecer consultas especializadas destinadas a quem vai viajar; marcação é espontânea

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagaos (Uncisal), realiza consultas no ambulatório de medicina do viajante. Trata-se de um serviço ambulatorial especializado em atender usuários que vão realizar alguma viagem para áreas consideradas de risco no Brasil e para qualquer viagem internacional.
Algumas viagens domésticas e todas as viagens internacionais precisam de orientação médica especializada, alguns países exigem, inclusive, um certificado de saúde para permitir a entrada de estrangeiros em seus territórios. O ambulatório é destinado a quem vai viajar, como também, para quem voltou de alguma viagem e começou a apresentar algum sintoma que tenha relação com o período que passou fora.
“Nos grandes centros urbanos é comum a existência desse tipo de ambulatório. Nós estamos desenvolvendo um trabalho pioneiro em Alagoas aqui no Hospital Helvio Auto, pois até então esse tipo de serviço não existia no Estado. Aqui no Nordeste, por exemplo, existem poucos polos que fazem esse tipo de trabalho e como somos uma região portuária é um serviço extremamente estratégico”, destacou a infectologista do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, Mardjane Lemos.
Os procedimentos que podem ser feitos no ambulatório do Helvio Auto são: direcionamento para emissão de certificado de saúde para viagem; orientações sobre prevenção de doenças transmissíveis em áreas de risco; orientações para evitar trombose em voos longos; detalhes sobre alimentação e consumo de água; emissão de receita para uso de medicação contínua durante o período da viagem; como deve ser feito o transporte de medicamentos na bagagem, para que não tenha problema nos aeroportos; solicitação de vacinas necessárias; exames de sequenciamento de algumas doenças contagiosas, entre outros. Dependendo do destino e do tipo de transporte da viagem, os procedimentos podem mudar.
“É importante que as pessoas nos procurem com antecedência em relação à viagem, pois esse tipo de consulta requer alguns procedimentos diferentes. Mas nós faremos uma avaliação e a necessidade de emissão de um certificado de saúde, por exemplo, solicitação de exames, etc. O ideal seria nos procurar com, pelo menos, trinta dias antes da viagem”, explicou o infectologista Fernando Maia.
O ambulatório funciona todas às sextas-feiras, a partir das 10h, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), do Hospital Helvio Auto. Para marcar uma consulta, o usuário pode ir até o SAE, na Rua Cônego Lyra, s/n, no Trapiche da Barra, ou ligar para 3315-3244 e informar o local da viagem. Para viagens domésticas, só é necessário realizar consulta se for para áreas consideradas de risco, já viagens internacionais normalmente cabe uma avaliação.
Veja também
Últimas notícias

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

O meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombose, afirma CSA

MPAL participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

“Maio Laranja”: MPAL dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro

Ufal suspende concurso público para docente por tempo indeterminado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
