Geral

MPF se reúne com Defesa Civil Nacional para monitorar ações no bairro do Pinheiro

Videoconferência viabilizou esclarecimentos e trocas de informações mais eficientes

Por Redação, com assessoria 17/04/2019 11h11
MPF se reúne com Defesa Civil Nacional para monitorar ações no bairro do Pinheiro
Videoconferência realizada em 16 de abril entre MPF/AL e Sedec - Foto: Assessoria MPF/AL

O Ministério Público Federal (MPF) se reuniu com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), na tarde de terça-feira (16), afim de acompanhar a atuação do poder público nas ações de apoio demandadas em prol dos moradores do bairro do Pinheiro, em Maceió.

A videoconferência aconteceu para viabilizar uma comunicação mais próxima, na busca de ajustes e esclarecimentos acerca das Recomendações expedidas pelo MPF/AL em 19 março de 2019. A Secretaria havia emitido resposta às recomendações, no entanto, algumas questões precisavam ser elucidadas.

De acordo com o representante da Defesa Civil Nacional, Maceió tem sido priorizada nos trabalhos de coordenação e integração do sistema nacional de defesa civil, ressaltando a existência da sala virtual de acompanhamento que envolve vários Ministérios e os estudos desenvolvidos pela CPRM.

Ele destacou a importância da integração do sistema de defesa civil e pontuou as dificuldades verificadas para que a interação ocorra de forma mais eficiente. Outro ponto abordado foi a destinação dos valores necessários para custear o aluguel social de todos os imóveis atualmente abrangidos pelo mapa de feições.

Pelo Ministério Público, entre outros, foi cobrado maior detalhamento das ações de coordenação à rede de assistência à saúde da comunidade, haja vista a importância de que estas medidas se concretizem.

Por fim, as procuradoras da República Niedja Kaspary e Roberta Bomfim, ratificaram a necessidade da articulação e coordenação de medidas - que envolvam as defesas civis nas três esferas (nacional, estadual e municipal)-, pontuando a preponderância do papel da Secretaria Nacional neste cenário.