Ação vistoria bares e restaurantes no bairro da Jatiúca
Foram mapeados cerca de 180 empreendimentos para vistoria

Equipes da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) iniciaram, nesta terça-feira (23), uma inspeção nas caixas de gordura de bares e restaurantes. A ação é uma segunda etapa da Operação Rede Limpa e tem como finalidade orientar os empresários sobre as adequações necessárias a respeito do dimensionamento e limpeza destes equipamentos.
As vistorias começaram pelos pontos comerciais das Ruas Edith B. Nogueira e Paulo B. Nogueira, na Jatiúca, e vai se estender pelo perímetro entre as Avenidas Álvaro Calheiros e Dr. Antônio Gomes de Barros. A localização foi escolhida pela grande concentração de empresas de alimentação e onde há prejuízos na rede de esgoto da Casal, já que a gordura em excesso é a grande vilã para obstruções nas tubulações.
Foram mapeados cerca de 180 empreendimentos para vistoria nos quais estão sendo verificadas três situações: a existência da caixa de gordura, o dimensionamento adequado para quantidade de refeições servidas e se a limpeza está sendo realizada no tempo correto. Em casos de irregularidade, os proprietários serão notificados para efetuarem as intervenções necessárias em até 60 dias.
A gestora da Sedet, Rosa Tenório, acompanhou o início da ação e destacou o caráter educativo das vistorias. “Após a primeira ação realizada em janeiro, quando o foco estava nas ligações clandestinas de esgoto, estamos realizando esta etapa com o objetivo de inspecionar as caixas de gordura e, de forma educativa, orientar sobre a importância das adequações, já que a gordura impede o fluxo do efluente, causa extravasamentos que correm pela linha d’água, seguindo para a rede de drenagem e desaguando na praia”, explica.
Também presente na ação, o presidente da Casal, Clécio Falcão, ressaltou a importância dos trabalhos para população. “É uma ação preventiva importante para o bom funcionamento das redes coletoras, evitando entupimento e transbordo de esgoto nas ruas, o que traz benefícios para sociedade e para o meio ambiente”, disse.
Veja também
Últimas notícias

Acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Clima Bom, parte alta de Maceió

Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

Homem é preso por porte irregular de arma de fogo no bairro Santos Dumont, em Maceió
PCdoB questiona na Justiça lei que cria dia em homenagem às vítimas do comunismo

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
