Personalidades são agraciadas com a comenda Tia Marcelina
A sessão ocorrerá na manhã desta quinta-feira (25), no Plenário Silvânio Barbosa
 
                            A Câmara de Municipal de Maceió concede, na próxima quinta-feira (25), às 9h, a Comenda Tia Marcelina a personalidades que se destacam na luta pelo fim da violência, pela defesa dos direitos humanos e contra a xenofobia, descriminação religiosa e social. A honraria foi proposta pelo vereador Cléber Costa (Progressistas) e aprovada pelos demais parlamentares da Casa.
A comenda é divida em quatro categorias, sendo elas: Yiá Detá , Yiá Kalá, Yiá Nassô e Tia Marcelina. Será agraciada na categoria Yiá Detá, Veronildes Rodrigues; a Mãe Vera do Abaçá da Angola, compositora e realizadora de trabalhos voluntários com jovens e, na mesma categoria, será agraciado o padre, escritor e professor-doutor Manoel Henrique Santana. Na categoria Yiá Kalá, a honraria será concedida ao professor Bruno César Cavalcanti, mestre em Antropologia Social e à professora Rachel Rocha, jornalista e doutora em antropologia. Na categoria Yiá Nassô serão homenageadas a Força Expedicionária Brasileira, instituição que lutou contra racismo, nazismo e fascismos durante a Segunda Guerra Mundial e a Cruz Vermelha Brasileira, instituição que atuou para salvar vidas nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Já na categoria Tia Marcelina, serão homenageados o juiz José Cícero Alves e a obstetra Aurelita Pimentel na categoria Tia Marcelina
Para o vereador e também criador da comenda, Cléber Costa, é uma honra homenagear personalidades e instituições que lutam pela defesa e promoção de crenças religiosas de origem africana e que tenham relevantes ações prestadas a Maceió, a Alagoas e ao Brasil em prol da verdadeira identidade do povo brasileiro e contra a discriminação religiosa, social e a xenofobia.
HONRARIA
A comenda Tia Marcelina é destinada a agraciar personalidades vinculadas à defesa e promoção de crenças religiosas de origem africana no Município de Maceió, que tenham prestado relevantes serviços em defesa e identificação da raça negra na formação de identidade do povo brasileiro, ou que tenham lutado contra a descriminação racial, religiosa ou social dos descendentes de povos africanos.
Veja também
Últimas notícias
 
            Caminhão vira na BR-101 e populares saqueiam carga no município de Joaquim Gomes
 
            Governo vai oferecer cursos gratuitos para tirar CNH, diz ministro Renan Filho
 
            Morre suspeito de tráfico que atirou em policial militar durante operação em Arapiraca
 
            CV planejou comprar drone com câmera térmica para vigiar a polícia à noite, diz investigação
 
            Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
 
            Homem arromba casa da ex, pega faca na cozinha e a ameaça em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                            