AL pode ganhar prazo para aprovar reforma em sua previdência
Governo tenta negociar o prazo de seis meses para estados e municípios
Com o texto da reforma da Previdência aprovado na Comissão de Constituição e Justiça ( CCJ ) na terça-feira (23), já iniciam as movimentações dentro da Câmara para tentar tirar os servidores municipais e estaduais do texto original. Caso o contrário, o Governo vai pressionar Estados e Municípios em aprovarem suas reformas em seis meses.
Caso o Governo de Alagoas e os municípios não conseguirem, os servidores entram automaticamente nas regras da reforma nacional.
A proposta do presidente Jair Bolsonaro enquadra automaticamente funcionários estaduais e municipais e vai além, ao obrigar os governos regionais a criarem contribuição extraordinária para resolver os déficits dos seus regimes previdenciários.
No início da semana, o governador Renan Filho (MDB) afirmou que tem acompanhado as discussões da Reforma da Previdência. Para o chefe do executivo estadual, o país precisa aprovar uma reforma que não tire os direitos dos mais pobres.
Renan citou o modelo de capitalização individual da previdência chilena, implantado pela ditadura de Augusto Pinochet nos anos 1980, que inspira a proposta de reforma da Previdência de Bolsonaro. "Esse sistema de capitalização que transformou classe média no Chile em pobre não dará certo no Brasil. O Brasil não tem condições para implantar um sistema como esse. Nós temos que fazer uma reforma que retire privilégios, que não permita que o cidadão se aposente antes dos 50 anos", complementou.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas registra três casos de tráfico de pessoas em 2025, aponta Anuário
Lula declara patrimônio de R$ 4,7 mi ao TSE; valor é 35% menor que em 2022
Vítimas de acidente de helicoptero no Rio de Janeiro são identificadas
Breno Albuquerque lança campanha à reeleição em evento realizado em Arapiraca
Renan Filho avança entre lideranças do PP e recebe apoio de Marlan: “Melhor governador que Alagoas teve”
Fisiculturista Levy Bonfim recebe alta hospitalar e inicia fase de recuperação
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
