Especialista fala sobre gestação após tratamento oncológico
Gravidez pode acontecer normalmente, no entanto, quimioterapia e radioterapia podem afetar fertilidade
Ser mãe é o sonho de muitas mulheres. Após serem diagnosticadas com câncer, algumas delas acabam achando que o sonho chegou ao fim. No entanto, depois de passar pelo tratamento oncológico, a gravidez pode acontecer normalmente, de acordo com a oncologista Amanda Lima, do Hospital Cliom.
"Quem teve câncer e passou pelo tratamento oncológico pode engravidar sim. O que existe é o risco de que a quimioterapia, radioterapia ou a cirurgia afetem a fertilidade da mulher ou induzir à menopausa precoce", explicou a especialista.
Ainda segundo a oncologista, os casos em que realmente não podem ocorrer uma gestação, no entanto, são quando alguns tipos de tratamentos que consistem na retirada dos ovários e do útero.
"Só é contraindicado engravidar quando a paciente está durante o tratamento. Quando termina, geralmente pedimos para que aguarde pelo menos dois anos para tentar, porque é o período em que ocorre a maioria das recorrências da doença", afirmou.
Antigamente, uma das preocupações era em relação ao câncer de mama. Segundo a médica, alguns tipos são estimulados por hormônios e por isso, durante a gravidez, eles estão em níveis mais elevados. Porém, hoje em dia, há estudos que comprovam que não há relação.
Para as mulheres que são diagnosticadas e desejam ser mães, a recomendação é que antes de começar o tratamento o médico informe ao paciente a possibilidade da redução da fertilidade e a encaminhe para programas de aconselhamento.
"Irão avaliar se a paciente tem o desejo e a condição de fazer algum tipo de procedimento para preservação de óvulos ou embriões. O importante é deixar o paciente ciente das possibilidades", assegurou.
Veja também
Últimas notícias
Papa Leão 14 vai fazer cirurgia para retirada de nódulo do pulmão
Homem é encontrado morto com cinco tiros no município de Pilar
Ossada humana é encontrada em área de mata no bairro Benedito Bentes
Homem é preso por agredir esposa no bairro Massaranduba, em Arapiraca
Dupla é presa suspeita de tentativa de homicídio no Centro de Maceió
Ex-presidiário é preso por agredir mulher com tapas e socos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
