ESocial, uma obrigação que facilita a vida dos trabalhadores na conquista de seus direitos
Aproveitando a data comemorativa, o auditor-fiscal do Trabalho, Alex Oliveira, orienta o que os patrões devem fazer para deixar suas obrigações em dia e melhorar as condições de seus empregados domésticos

Inúmeros assuntos envolvem o mundo do trabalho e a auditoria fiscal do Trabalho em Alagoas aproveita as comemorações em razão do 1º de maio, Dia do Trabalhador, para tratar sobre um tema importante, o eSocial, um sistema eletrônico obrigatório que passou a receber as declarações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, unificando o envio dos dados e permitindo que os empregadores prestem as informações uma única vez, simplificando o cumprimento das obrigações principais e acessórias exigidas pela fiscalização do trabalho, visando garantir os direitos dos trabalhadores.
Aproveitando a data comemorativa, o auditor-fiscal do Trabalho, Alex Oliveira, orienta o que os patrões devem fazer para deixar suas obrigações em dia e melhorar as condições de seus empregados domésticos. “Em casa, quem tem o privilégio de ter uma empregada doméstica ou um doméstico, deve fazer seu dever básico, assinando a Carteira de Trabalho e, mensalmente, informando a remuneração paga, registrando férias e quitando o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), que inclui FGTS e INSS relativo ao vínculo de emprego. Quem faz correto, além de cumprir com suas obrigações, terá uma certa paz de espírito, mais “moral” para exigir que o empregado chegue no horário correto e que faça tudo da maneira adequada, sob pena de perder ‘um bom emprego’”, alerta o auditor.
No portal eletrônico www.esocial.gov.br é possível ter acesso a todas as informações relativas ao eSocial, inclusive com orientações e suporte de como o empregador pode estar em dia com suas obrigações e sobre a situação dos trabalhadores.
“É preciso muita atenção na hora de preencher e enviar os dados e a ausência da declaração do eSocial implica em multas. “Com um plantão fiscal nas manhãs de 2ª, 4ª e 6ª, estamos à disposição dos trabalhadores e/ ou empregadores no edifício Walmap, na Rua do Livramento, no Centro de Maceió, para orientações sobre o uso do eSocial, uma importante e obrigatória ferramenta que contribui com a qualidade das informações nas relações de trabalho, dando transparência aos contratos”, finalizou Alex Oliveira.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
