eSocial será obrigatório a todas as empresas a partir de 2017

A partir de janeiro de 2017 todas as empresas brasileiras estarão obrigadas a utilizar o eSocial, criado pelo Governo Federal a fim de unificar o envio das informações pelas empresas em relação aos seus empregados. E para utilizar o sistema, será necessário possuir o certificado digital.
Desde 2015, o e-Social foi disponibilizado para os empregadores domésticos e, quando for implantado em sua totalidade, será estendido aos demais empregadores, pessoas físicas e jurídicas. O novo sistema trará vantagens em relação à sistemática atual, como o atendimento a diversos órgãos do governo com uma única fonte de informações para o cumprimento das diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias.
Também viabilizará a integração dos sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional do e-Social, possibilitando a automação na transmissão das informações dos empregadores, além de padronizar os cadastros das pessoas físicas e jurídicas no âmbito de seus órgãos idealizadores: a Caixa Econômica Federal (CEF), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e a Receita Federal.
Na rotina empresarial, a utilização do e-Social representa um importante avanço para a racionalização de tempo, já que o contribuinte só precisará prestar as informações uma única vez.
Identidade digital
Para acessar o sistema e ficar em dia com as obrigações, a empresa precisará de um certificado digital - tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas sejam feitas com garantia de autenticidade, confidencialidade e segurança. “A certificação digital funciona com um recurso chamado assinatura digital, que utiliza de criptografia para validar as informações, comprovando a identidade de pessoas e empresas”, explica Luciana Gonçalves, agente de registro da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio AL).
Na prática, ao assinar digitalmente as informações relativas às suas obrigações, a empresa encaminha um arquivo que será transformado em um documento eletrônico nos termos da legislação, garantindo a integridade dos dados e a autoria do emissor. Esse mesmo arquivo eletrônico é transmitido pela internet para o ambiente do e-Social, que, após verificar a integridade formal, emitirá o protocolo de recebimento e o enviará à empresa empregadora.
A empresa que deixar de prestar as informações no prazo fixado ou que a apresentar com incorreções ou omissões ficará sujeita às penalidades legais. “Como a partir de janeiro de 2017 o eSocial será obrigatório, é importante que a empresa organize as informações de seus empregados e adquira um certificado digital para envio das referidas informações”, aconselha Luciana, acrescentando que tanto o A1 quanto o A3 serão aceitos para as transmissões através do sistema.
O e-Social marcará a história do país com a fiscalização mais estreita ao cumprimento das obrigações previdenciárias e trabalhistas. A aquisição do certificado digital é apenas o primeiro passo no processo de adequação das empresas. Para adquirir sua certificação digital, o empresário poderá procurar a Fecomércio, que comercializa o produto com um valor diferenciado para as empresas do comércio e serviço. A entidade fica localizada na Rua Prof. Guedes de Miranda, 188, Farol. Informações: 82 3336-4463.
Últimas notícias

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
![[Vídeo] Deputada Gabi Gonçalves homenageia Patrimônio Vivo de Alagoas](https://img.7segundos.com.br/V5gA_b0cUtogkc4REot81TL2vqk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-30-at-105709.jpeg)
[Vídeo] Deputada Gabi Gonçalves homenageia Patrimônio Vivo de Alagoas

Preso idoso condenado por abusar sexualmente da filha no município de Piranhas

Alckmin cancela reunião com Ronaldo Lessa que trataria sobre tarifaço de Trump

Tratamento de autistas pelo SUS em Alagoas passa a seguir novas regras

Baleias são vistas encalhadas na costa do Japão; veja vídeo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
