Ufal e Ifal têm verbas bloqueadas pelo Governo Federal
MEC não apresentou motivos para bloquear as verbas das instituições federais
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tiveram 36,6% e 25% dos recursos bloqueados, respectivamente, pelo Governo Federal. A medida foi tomada, na terça-feira (30), após a declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que o Ministério da Educação (MEC) cortaria verbas de todas as universidades e institutos do país. Segundo ele, trata-se de um "bloqueio" feito "de forma preventiva".
Em nota, a Ufal informou que teve R$ 39.576.608,00 dos recursos de custeio e capital bloqueados. O documento diz que foram efetivados bloqueios nas ações orçamentárias de funcionamento da Universidade, capacitação de servidores, recursos consignados ao Hospital Veterinário e funcionamento da Escola Técnica de Artes. Foram também bloqueadas as emendas parlamentares consignadas à Ufal pela bancada alagoana. Apenas as ações de assistência estudantil não foram afetadas pelo corte.
"Esse valor representa 36,6% do orçamento de custeio e capital da Ufal que são os recursos utilizados para pagamento das despesas contratuais, água, energia elétrica, bolsas, aquisições de livros carteiras escolares, equipamentos de laboratório, etc. Foram bloqueados 30% do orçamento de custeio e 80,3% do orçamento de capital", informou a assessoria.
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também comunicou, nesta quinta (2), que sofreu um corte orçamentário de R$ 12,6 milhões, correspondendo a 25% do orçamento do Instituto. O reitor da Instituição, Sérgio Teixeira Costa, divulgou uma portaria com medidas de contenção de despesas, racionalizando gastos públicos com uso da frota, realização de eventos integradores, visitas técnicas, capacitações e congressos.
Veja também
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
