Indígenas bloqueiam BR-101 em protesto contra proposta do governo federal
Cerca de 20 manifestantes bloquearam a via e atearam fogo em pneus

Indígenas da tribo Wassu Cocal bloquearam, na manhã desta sexta-feira (5), os dois sentidos do quilômetro 25 da BR-101, no município de Joaquim Gomes. A manifestação é contra a proposta do governo federal de municipalizar a saúde indígena.
Para impedir a passagem de veículos, os manifestantes interditaram a via com galhos de árvores e atearam fogo em pneus. Eles também exibem um cartaz com os seguintes dizeres: "Pelos Direitos da Saúde Índigena".
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a manifestação de perto. Segundo a PRF, há cerca de 20 manifestantes no local. Eles afirmaram que irão liberar a via por volta das 12h.
Municipalização da Saúde
Para os índigenas a proposta do governo federal irá trazer precarização dos serviços de saúde, atualmente federalizados. Segundo as lideranças, os municípios não teriam capacidade de oferecer o serviço, implicando na queda da qualidade da atenção básica à indígenas.
As lideranças citam a Lei 9.836/99, que determina à União o subsídio do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Para eles, a mudança também poderá proporcionar o fim da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Veja também
Últimas notícias

Duas armas de fogo são apreendidas após ocorrências em Arapiraca

Jovem fica ferido após colisão entre carro e moto no Tabuleiro dos Martins

PM apreende 27 armas de fogo e 19 quilos de drogas na última semana em Alagoas

Homem fica ferido após colisão entre carro e moto em Arapiraca

Protesto bloqueia um lado da Av. Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica

Marina Cândia presta homenagem à força e à identidade das mulheres alagoanas por meio da moda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
