Portal do Estado é referência no acesso a informações e dados socioeconômicos
Plataforma reúne conteúdo oficial e atualizado sobre o comportamento do estado em diversas temáticas
Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o portal Alagoas em Dados (dados.al.gov.br) é referência quando se fala em acesso a informações sobre o estado. Ao disponibilizar diversos dados socioeconômicos locais, a plataforma vem colaborando para a produção do conhecimento e enriquecendo a base de dados científicos de Alagoas.
No portal, é possível ter acesso a informações municipais, geoespaciais, anuários estatísticos, mapas, notas técnicas e demais publicações relacionadas à dinâmica social e econômica alagoana. Além disso, para facilitar a pesquisa, o site permite a busca por temáticas como demografia, educação, caracterização territorial, cultura e esporte, cidadania e direitos humanos, entre outras.
“A ferramenta cumpre papel indispensável para quem quer entender mais a fundo o comportamento socioeconômico do nosso estado. É um banco de dados confiável, reutilizável, de amplo acesso e que reforça o nosso compromisso com a transparência na administração pública”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.
De acordo com Ávila, além de reunir os resultados de pesquisas da própria secretaria, a plataforma também é atualizada com dados de instituições de alta credibilidade como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o que garante ainda mais assertividade e amplitude nas informações.
“Por conta disso, o portal tem possibilitado, inclusive, uma maior aproximação entre Estado e academia, já que é um canal seguro de pesquisa para diversos professores e estudantes universitários. É importante ressaltar que todo esse conhecimento acaba retornando para a sociedade em forma de propostas ou soluções que podem transformar a nossa realidade para melhor”, afirma Thiago.
Dessa integração a alagoana Natallya Levino sabe bem. Ela conta que, quando estudava economia, tinha problemas para consolidar dados e para procurar informações em fontes diversas, o que mudou depois da criação do portal. “Quando o portal foi desenvolvido, a gente da área sempre procurava as informações nele para facilitar nossas pesquisas. Hoje, eu sou professora do curso de Administração da Ufal e, além de o utilizarmos nas nossas disciplinas e artigos como um todo, ele já está fazendo parte do processo de construção do nosso projeto pedagógico de curso”, explica a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Segundo Natallya, o Alagoas em Dados já virou rotina na sala de aula. Ela afirma que a plataforma tem colaborado tanto para a pesquisa científica como para o acesso à informação por parte da sociedade como um todo. “O portal é uma fonte segura de informações, com uma diversidade grande de dados, de fácil e prática visualização. Além disso, o layout dele é amigável, o que auxilia na pesquisa. Acredito que ele tem um papel bastante relevante no estado, pois facilita muito o acesso à informação e, principalmente, a disseminação do conhecimento”, afirma a professora.
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
