Portal do Estado é referência no acesso a informações e dados socioeconômicos
Plataforma reúne conteúdo oficial e atualizado sobre o comportamento do estado em diversas temáticas
 
                            Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o portal Alagoas em Dados (dados.al.gov.br) é referência quando se fala em acesso a informações sobre o estado. Ao disponibilizar diversos dados socioeconômicos locais, a plataforma vem colaborando para a produção do conhecimento e enriquecendo a base de dados científicos de Alagoas.
No portal, é possível ter acesso a informações municipais, geoespaciais, anuários estatísticos, mapas, notas técnicas e demais publicações relacionadas à dinâmica social e econômica alagoana. Além disso, para facilitar a pesquisa, o site permite a busca por temáticas como demografia, educação, caracterização territorial, cultura e esporte, cidadania e direitos humanos, entre outras.
“A ferramenta cumpre papel indispensável para quem quer entender mais a fundo o comportamento socioeconômico do nosso estado. É um banco de dados confiável, reutilizável, de amplo acesso e que reforça o nosso compromisso com a transparência na administração pública”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.
De acordo com Ávila, além de reunir os resultados de pesquisas da própria secretaria, a plataforma também é atualizada com dados de instituições de alta credibilidade como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o que garante ainda mais assertividade e amplitude nas informações.
“Por conta disso, o portal tem possibilitado, inclusive, uma maior aproximação entre Estado e academia, já que é um canal seguro de pesquisa para diversos professores e estudantes universitários. É importante ressaltar que todo esse conhecimento acaba retornando para a sociedade em forma de propostas ou soluções que podem transformar a nossa realidade para melhor”, afirma Thiago.
Dessa integração a alagoana Natallya Levino sabe bem. Ela conta que, quando estudava economia, tinha problemas para consolidar dados e para procurar informações em fontes diversas, o que mudou depois da criação do portal. “Quando o portal foi desenvolvido, a gente da área sempre procurava as informações nele para facilitar nossas pesquisas. Hoje, eu sou professora do curso de Administração da Ufal e, além de o utilizarmos nas nossas disciplinas e artigos como um todo, ele já está fazendo parte do processo de construção do nosso projeto pedagógico de curso”, explica a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Segundo Natallya, o Alagoas em Dados já virou rotina na sala de aula. Ela afirma que a plataforma tem colaborado tanto para a pesquisa científica como para o acesso à informação por parte da sociedade como um todo. “O portal é uma fonte segura de informações, com uma diversidade grande de dados, de fácil e prática visualização. Além disso, o layout dele é amigável, o que auxilia na pesquisa. Acredito que ele tem um papel bastante relevante no estado, pois facilita muito o acesso à informação e, principalmente, a disseminação do conhecimento”, afirma a professora.
Veja também
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
![[Vídeo] TV Globo faz referência ao programa de Silvio Santos](https://img.7segundos.com.br/FLoatEo4aIeSTzFDFSHcOfS8CSk=/176x180/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/119130-piao_jpg.jpeg) 
                                             
                                            ![[Vídeo] Faustão nega referência a Bolsonaro ao falar em 'imbecil eleito'](https://img.7segundos.com.br/7hId1m8P-iIF2THrbS3VYa0IJ5U=/176x180/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/116877-captura_de_tela_inteira_07012019_192000_bmp_jpg.jpeg) 
                                            