São João da Prevenção inicia com ações nos ensaios das quadrilhas
Com a proximidade da festa mais esperada do Nordeste, orientar sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis é fundamental. Por isso, a Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais iniciou o São João da Prevenção durante os ensaios da quadrilha junina Luar do Sertão, nesse domingo (26).
As ações educativas seguem até o dia 29 de junho nos ensaios e concurso das quadrilhas juninas e no São João de Maceió. Os participantes dos ensaios de quadrilhas juninas contarão com oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C e orientações. As atividades acontecem em parceria com a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal) e visa proporcionar aos jovens o acesso à informações sobre saúde dos brincantes de quadrilhas.
“A meta 90-90-90 diz que as populações HSH [Homens que fazem sexo com outros homens], gays, travestis, transexuais e jovens são o público prioritário, assim ela prevê que 90% sejam testados, os diagnosticados com HIV sejam 90% tratados e 90% tenha boa adesão ao tratamento. E a parceria com a Liqal proporcionou uma aproximação do serviço de saúde junto a este segmento que acessa pouco as unidades de saúde”, explica Teresa Carvalho, gerente de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS.
O São João da Prevenção seguirá durante as noites e finais de semana nas demais quadrilhas. Durante o período do concurso (16 a 19 de junho) será montado o Balcão da Prevenção, no Ginásio do Sesi, para orientação sobre prevenção às ISTs e Aids, além da disponibilização de insumos de prevenção.
A campanha também levará prevenção ao público presente no São João de Maceió. Por isso, de 20 a 29 de junho, o balcão da prevenção será instalado na Praça Marcílio Dias, em Jaraguá.
Parada LGBTI 2019
Nesse domingo (26), o Balcão da Prevenção esteve presente também durante a Marcha LGBTI 2019. A ação esclareceu dúvidas sobre prevenção, tratamento pré e pós-exposição ao risco de contrair o HIV (PrEP e PeP) e disponibilizou preservativos e gel lubrificantes.
Como o público LGBTI está inserido no grupo prioritário para as ações de prevenção, o trabalho tem um caráter de continuidade, como explica Teresa Carvalho. “Com isso, se faz necessário investimentos em ações educativas, orientações, disponibilização de insumos de prevenção e oferta de testes. Havendo diagnóstico reagente, encaminhamento ao tratamento, vinculação do usuário ao serviço e acompanhamento sistemático para garantir a adesão e supressão da carga viral, quebrando a cadeia de transmissão do vírus HIV”.
Durante o evento foram distribuídos no balcão da prevenção 7,2 mil preservativos e 5 mil sachês de gel. A ação aconteceu em parceria com a ONG Pró Vida, Grupo Gay de de Maceió e demais organizações que lutam pelos direitos sociais e pleno exercício da cidadania da comunidade LGBTI.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
