São João da Prevenção inicia com ações nos ensaios das quadrilhas

Com a proximidade da festa mais esperada do Nordeste, orientar sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis é fundamental. Por isso, a Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais iniciou o São João da Prevenção durante os ensaios da quadrilha junina Luar do Sertão, nesse domingo (26).
As ações educativas seguem até o dia 29 de junho nos ensaios e concurso das quadrilhas juninas e no São João de Maceió. Os participantes dos ensaios de quadrilhas juninas contarão com oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C e orientações. As atividades acontecem em parceria com a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal) e visa proporcionar aos jovens o acesso à informações sobre saúde dos brincantes de quadrilhas.
“A meta 90-90-90 diz que as populações HSH [Homens que fazem sexo com outros homens], gays, travestis, transexuais e jovens são o público prioritário, assim ela prevê que 90% sejam testados, os diagnosticados com HIV sejam 90% tratados e 90% tenha boa adesão ao tratamento. E a parceria com a Liqal proporcionou uma aproximação do serviço de saúde junto a este segmento que acessa pouco as unidades de saúde”, explica Teresa Carvalho, gerente de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS.
O São João da Prevenção seguirá durante as noites e finais de semana nas demais quadrilhas. Durante o período do concurso (16 a 19 de junho) será montado o Balcão da Prevenção, no Ginásio do Sesi, para orientação sobre prevenção às ISTs e Aids, além da disponibilização de insumos de prevenção.
A campanha também levará prevenção ao público presente no São João de Maceió. Por isso, de 20 a 29 de junho, o balcão da prevenção será instalado na Praça Marcílio Dias, em Jaraguá.
Parada LGBTI 2019
Nesse domingo (26), o Balcão da Prevenção esteve presente também durante a Marcha LGBTI 2019. A ação esclareceu dúvidas sobre prevenção, tratamento pré e pós-exposição ao risco de contrair o HIV (PrEP e PeP) e disponibilizou preservativos e gel lubrificantes.
Como o público LGBTI está inserido no grupo prioritário para as ações de prevenção, o trabalho tem um caráter de continuidade, como explica Teresa Carvalho. “Com isso, se faz necessário investimentos em ações educativas, orientações, disponibilização de insumos de prevenção e oferta de testes. Havendo diagnóstico reagente, encaminhamento ao tratamento, vinculação do usuário ao serviço e acompanhamento sistemático para garantir a adesão e supressão da carga viral, quebrando a cadeia de transmissão do vírus HIV”.
Durante o evento foram distribuídos no balcão da prevenção 7,2 mil preservativos e 5 mil sachês de gel. A ação aconteceu em parceria com a ONG Pró Vida, Grupo Gay de de Maceió e demais organizações que lutam pelos direitos sociais e pleno exercício da cidadania da comunidade LGBTI.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso e cão farejador descobre mais drogas no assentamento em que ele mora, em Arapiraca

Suspeito é preso por tráfico de drogas em Maceió com mais de um quilo de entorpecentes

Polícia flagra agressão contra mulher via câmeras de segurança, homem tenta fugir de táxi e é preso

Família de paciente internado na UTI do Hospital de Emergência do Agreste pede doação de sangue

Homem é executado a tiros enquanto trafegava de moto em Canapi

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
