Marx Beltrão sobre queda do PIB: “precisamos de medidas urgentes para além da reforma da previdência”
O PIB brasileiro caiu 0,2% no 1º trimestre, na comparação com o último trimestre do ano passado
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, afirmou nesta quinta-feira (30) que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) anunciada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é sinal de que “precisamos de medidas urgentes para além da reforma da previdência” no campo da economia, “em busca da retomada do crescimento econômico do Brasil.
O PIB brasileiro caiu 0,2% no 1º trimestre, na comparação com o último trimestre do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Em valores correntes, o PIB nacional totalizou R$ 1,714 trilhão. Trata-se da primeira queda desde o 4º trimestre de 2016 (-0,6%). O dado negativo surge em um cenário de instabilidade e incertezas nas áreas da política e da economia.
“Acredito e defendo que realizar uma reforma da previdência justa para com a sociedade é essencial. Mas não podemos esperar somente pelas reformas. O governo precisa agir implementando ações e estratégias que busquem o desenvolvimento da produção, do consumo e da economia em todo o território nacional” disse Marx Beltrão.
Ao comentar os números negativos do PIB, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o atraso na votação das reformas, em especial a reforma da Previdência, foi um dos responsáveis pelo quadro de retração econômica visualizado nos dados do IBGE.
Ainda de acordo com Marx, idéias como a liberação dos recursos das contas ativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) a fim de injetar e pulverizar dinheiro no mercado são bem-vindas. “Porém, é necessário ter a compreensão de que iniciativas como estas, diante do contexto atual, seriam paliativas. E mais: novamente, estas ações não podem esperar a aprovação da reforma para se concretizarem”, concluiu o parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
