Governo organiza seminário sobre desenvolvimento da agricultura familiar
Evento acontecerá no dia 19 de junho, visa a construção de diretrizes que consolidem uma Política Estadual e mais investimentos no setor
Com o intuito de fortalecer as políticas públicas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) tem se empenhado na organização de um grande seminário que discutirá a elaboração da Política Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.
Para alinhar os últimos detalhes da programação e logística, na quinta-feira (6) ocorreu uma reunião estratégica sob a coordenação do superintendente de aquicultura, Reinaldo Falcão, com o acompanhamento do diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e da superintendente de assistência técnica da Emater, Rita de Cássia Lima.
Também participaram das discussões: lideranças dos movimentos sociais do campo (MST, CPT, MLST e MVT) e de instituições voltadas ao desenvolvimento rural (Instituto Terra Viva, Ceapa, Famecal e a Associação de Desenvolvimento Sustentável dos Agricultores Familiares de Major Isidoro).
O seminário acontecerá no dia 19 de junho, no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag/AL) em Maceió, com a participação de 80 convidados(as) entre representantes de movimentos sociais, cooperativas, federação dos pescadores, povos tradicionais e gestores. Serão realizadas palestras sobre “Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável no Nordeste” e “Cenários e caminhos em Alagoas”; além de grupos de discussão sobre os eixos: produção; comercialização; tecnologias; abastecimento; assistência técnica e capacitação.
“Esse seminário é a abertura de um canal formal de comprometimento e consolidação de uma proposta de minuta de Lei, que após a aprovação do governador, será encaminhada em julho para a Assembleia Legislativa”, destacou Reinaldo Falcão. Já o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, citou que “o evento será uma grande oportunidade para ampliar o diálogo e a parceria com a sociedade civil, e ainda, discutir as melhorias nas ações e condições de trabalho”.
O evento é o resultado da audiência com o Governador Renan Filho e o Secretário de Estado de Agricultura, Ronaldo Lessa, realizada com lideranças dos movimentos sociais do campo durante a mobilização Abril Vermelho em defesa da reforma agrária.
Veja também
Últimas notícias
EUA e Irã negociam na Suíça em meio ao impasse com Israel no Líbano
Petrúcio Amorim desabafa sobre tentativa de retirá-lo da programação de evento durante show
Morre Robson Barros, ex-paquito da Xuxa, aos 57 anos
Motorista perde o controle e carro derruba telhado de casa em Arapiraca
Idoso fica ferido na cabeça após cair em cisterna desativada de São Sebastião
Acidente de moto deixa vítima fatal em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
