Governo organiza seminário sobre desenvolvimento da agricultura familiar
Evento acontecerá no dia 19 de junho, visa a construção de diretrizes que consolidem uma Política Estadual e mais investimentos no setor

Com o intuito de fortalecer as políticas públicas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) tem se empenhado na organização de um grande seminário que discutirá a elaboração da Política Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.
Para alinhar os últimos detalhes da programação e logística, na quinta-feira (6) ocorreu uma reunião estratégica sob a coordenação do superintendente de aquicultura, Reinaldo Falcão, com o acompanhamento do diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e da superintendente de assistência técnica da Emater, Rita de Cássia Lima.
Também participaram das discussões: lideranças dos movimentos sociais do campo (MST, CPT, MLST e MVT) e de instituições voltadas ao desenvolvimento rural (Instituto Terra Viva, Ceapa, Famecal e a Associação de Desenvolvimento Sustentável dos Agricultores Familiares de Major Isidoro).
O seminário acontecerá no dia 19 de junho, no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag/AL) em Maceió, com a participação de 80 convidados(as) entre representantes de movimentos sociais, cooperativas, federação dos pescadores, povos tradicionais e gestores. Serão realizadas palestras sobre “Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável no Nordeste” e “Cenários e caminhos em Alagoas”; além de grupos de discussão sobre os eixos: produção; comercialização; tecnologias; abastecimento; assistência técnica e capacitação.
“Esse seminário é a abertura de um canal formal de comprometimento e consolidação de uma proposta de minuta de Lei, que após a aprovação do governador, será encaminhada em julho para a Assembleia Legislativa”, destacou Reinaldo Falcão. Já o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, citou que “o evento será uma grande oportunidade para ampliar o diálogo e a parceria com a sociedade civil, e ainda, discutir as melhorias nas ações e condições de trabalho”.
O evento é o resultado da audiência com o Governador Renan Filho e o Secretário de Estado de Agricultura, Ronaldo Lessa, realizada com lideranças dos movimentos sociais do campo durante a mobilização Abril Vermelho em defesa da reforma agrária.
Veja também
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
