Viral

Rússia ordena que Tinder compartilhe dados de usuários com governo

A iniciativa, parte de uma ação russa mais ampla para regulamentar a internet

Por Reuters 03/06/2019 16h04
Rússia ordena que Tinder compartilhe dados de usuários com governo
Pessoas conversam em frente a estande do Tinder, durante feira TechFair em Los Angeles. - Foto: 8/3/2018. REUTERS/Monica Almeida

A Rússia anunciou nesta segunda-feira que adicionou o popular aplicativo de encontros Tinder a uma lista de entidades obrigadas a entregar dados de usuários e mensagens a agências policiais sob demanda, incluindo a principal agência sucessora da KGB, da era soviética.

Roskomnadzor, regulador de telecomunicações e mídia da Rússia, disse que o Tinder foi adicionado ao seu registro especial no fim de maio, depois de fornecer as informações necessárias para se adicionar.

A iniciativa, parte de uma ação russa mais ampla para regulamentar a internet, significa que o Tinder será obrigado a armazenar metadados de usuários em servidores dentro da Rússia por pelo menos seis meses, assim como suas mensagens de texto, áudio ou vídeo.

As agências policiais da Rússia, como o serviço de segurança FSB, que assumiu a maior parte das funções da KGB, podem exigir que as empresas cadastradas entreguem os dados sob demanda.

O aumento da regulamentação da internet no estado russo atraiu críticas de alguns políticos da oposição e provocou protestos de ativistas que estão preocupados com o que dizem ser uma tomada de controle do mundo online.

Autoridades descartam isso como uma difamação, dizendo que estão se protegendo legitimamente contra ameaças de extremistas.

O Tinder, pertencente ao Match Group, permite aos usuários "deslizar para a esquerda" e "deslizar para a direita" em sua busca por parceiros de namoro adequados e possui milhões de usuários em todo o mundo.