Rússia ordena que Tinder compartilhe dados de usuários com governo
A iniciativa, parte de uma ação russa mais ampla para regulamentar a internet
A Rússia anunciou nesta segunda-feira que adicionou o popular aplicativo de encontros Tinder a uma lista de entidades obrigadas a entregar dados de usuários e mensagens a agências policiais sob demanda, incluindo a principal agência sucessora da KGB, da era soviética.
Roskomnadzor, regulador de telecomunicações e mídia da Rússia, disse que o Tinder foi adicionado ao seu registro especial no fim de maio, depois de fornecer as informações necessárias para se adicionar.
A iniciativa, parte de uma ação russa mais ampla para regulamentar a internet, significa que o Tinder será obrigado a armazenar metadados de usuários em servidores dentro da Rússia por pelo menos seis meses, assim como suas mensagens de texto, áudio ou vídeo.
As agências policiais da Rússia, como o serviço de segurança FSB, que assumiu a maior parte das funções da KGB, podem exigir que as empresas cadastradas entreguem os dados sob demanda.
O aumento da regulamentação da internet no estado russo atraiu críticas de alguns políticos da oposição e provocou protestos de ativistas que estão preocupados com o que dizem ser uma tomada de controle do mundo online.
Autoridades descartam isso como uma difamação, dizendo que estão se protegendo legitimamente contra ameaças de extremistas.
O Tinder, pertencente ao Match Group, permite aos usuários "deslizar para a esquerda" e "deslizar para a direita" em sua busca por parceiros de namoro adequados e possui milhões de usuários em todo o mundo.
Veja também
Últimas notícias
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
