Presidente do TJ/AL diz que principal meta é bloqueio dos bens da Braskem
Tutmés Airan destacou que o processo é complexo, está apenas no começo, e a empresa tem todo o direito de se defender

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, voltou a se reunir com representantes de moradores dos bairros afetados por afundamentos e rachaduras em Maceió, nesta segunda-feira (10), na sede do TJ. Participaram líderes do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
Os residentes e comerciantes locais continuam defendendo que é preciso bloquear R$ 6,7 bilhões da Braskem, apontada como causadora dos problemas, conforme laudo do Serviço Geológico do Brasil. O valor foi o estipulado em ação impetrada pelo Ministério Público de Alagoas e a Defensoria.
“O pleito central é o de bloqueio, para que eles possam acreditar que serão, se for caso, devidamente indenizados”, explicou Tutmés Airan. O desembargador afirmou que o pedido é razoável, tendo em vista que já há indicativo de evacuação de algumas áreas. Por outro lado, o presidente afirmou que seguirá buscando uma solução consensual junto à empresa.
Tutmés Airan destacou que o processo é complexo e está apenas no começo. “A Braskem tem todo o direito de se defender. Mas nós estamos com um desafio enorme, que é perceber que, nesse caso, o tempo do devido processo legal, é incompatível com o tempo real, o tempo do conflito. É esse o nosso maior desafio enquanto instituição. Seja como for, estamos atentos e vamos fazer o possível para resolver esse conflito de forma consensual”.
Na reunião, os moradores relataram o drama vivido pelas pessoas da região e pediram respostas rápidas.
“A gente só espera que o Judiciário venha a ter uma celeridade. Não aguentamos mais estar aguardando (novos mapas). Estamos precisando de uma ação mais efetiva dos órgãos públicos, e para ontem, seja da Prefeitura ou do Governo do Estado. Tem pessoas muito abaladas e perdendo suas vidas”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Mutange, Arnaldo Manuel.
Veja também
Últimas notícias

Homem é esfaqueado em assalto próximo à Praia da Avenida, no Centro de Maceió

PM prende homem e recupera celulares de vítimas de roubo no Benedito Bentes

Vítima de homicídio no Benedito Bentes usava tornozeleira eletrônica

Assaltantes derrubam mulher e roubam moto da vítima na Rota do Mar, em Jacarecica

Espetáculo da Paixão de Cristo em Arapiraca vai contar com uma Pessoa Com Deficiência no elenco pela primeira vez

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
