Rodrigo Cunha destrava projeto para resolver Superendividamento
Projeto define uma forma de recuperação financeira ao consumidor superendividado
A pedido do senador Rodrigo Cunha, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se comprometeu em acelerar o andamento do projeto de lei que procura prevenir e tratar o superendividamento. Os dois se encontraram na manhã desta quarta-feira para debater o assunto. O projeto define uma forma de recuperação financeira ao consumidor superendividado, protegendo 30% da renda do brasileiro para o pagamento de suas dívidas pessoais.
O texto estava parado na Câmara, e ainda precisa passar por uma comissão especial, antes de ser votado em plenário. Com o comprometimento de Maia, deve ter seu trâmite agilizado.
O problema do superendividamento atinge uma larga fatia da sociedade. Segundo o Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil), 62,6 milhões de brasileiros estão com seus nomes sujos. Isso representa 41% da população. O projeto possibilita o reaquecimento da economia, e o retorno desses cidadãos ao mercado de consumo.
O senador Rodrigo Cunha avalia que não há melhor momento para o Congresso avançar nessa pauta, que pode devolver a dignidade da população que se encontra nessa difícil situação, e deseja ver seu nome limpo novamente.
“Resolver o problema do superendividamento não é apenas uma questão de defesa do consumidor, é uma questão social. Os afetados pelo superendividamento não queriam estar nessa situação, e acabam tendo sua saúde e dignidade afetadas”, apontou o senador Rodrigo.
No rol dos endividados, as principais contas em atraso são com bancos ou instituições financeiras, comércio, comunicação e contas básicas, como água e luz.
O projeto de lei que previne o superendividamento dispõe também sobre a proteção de grupos mais vulneráveis, proibindo o fornecedor de assediar ou pressionar o consumidor a contratar determinado serviço ou crédito. Esse dispositivo é voltado principalmente para clientes idosos, analfabetos, doentes ou em estado de vulnerabilidade agravada.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
