Marx Beltrão cobra investigação em caso de mortandade de peixes
Milhares de peixes foram encontrados mortos na Lagoa Manguaba

Diante do desastre ambiental que resultou em milhares de peixes mortos na Lagoa Manguaba em Marechal Deodoro, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) protocolou nesta quarta-feira (19) em Brasília um requerimento de informações destinado ao ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. No requerimento o deputado solicita que o organismo informe a “possibilidade de instauração de processo no âmbito do Executivo federal para a apuração dos causadores desta mortandade e seus impactos”.
O deputado reforçou no pedido que o caso ocorreu no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba, “um patrimônio natural do país”. “Estudos de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) indicam que o CELMM é um dos mais importantes ecossistemas do Estado de Alagoas, da região Nordeste e mesmo do Brasil”, afirma Marx na justificativa do requerimento.
No documento protocolado ao ministro do Meio Ambiente, Beltrão também questiona “como funciona e como se dará o processo de responsabilização dos possíveis responsáveis pela mortandade em massa de peixes, de diversas espécies, em Alagoas”. Novamente referindo-se ao fato de a mortandade de peixes ter ocorrido no CELMM, Beltrão alega que “quaisquer agressões a este ecossistema necessitam de apuração e responsabilização urgente por parte do Poder Público, inclusive e principalmente no âmbito da União”.
Milhares de peixes apareceram mortos na Lagoa Manguaba, em Massagueira, na cidade alagoana de Marechal Deodoro, na manhã de domingo (16). Ainda não se sabe as causas desta mortandade. Na ocasião, muitos pescadores estiveram no local para apanhar os animais, sendo que alguns estavam debilitados e, segundo os próprios pescadores, tais peixes estariam sofrendo por falta de oxigênio. No dia posterior, segunda-feira (17), equipes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e da Prefeitura de Marechal Deodoro recolheram amostras de água da lagoa Manguaba para investigar a causa da mortandade de peixes.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
