Marx Beltrão cobra investigação em caso de mortandade de peixes
Milhares de peixes foram encontrados mortos na Lagoa Manguaba
Diante do desastre ambiental que resultou em milhares de peixes mortos na Lagoa Manguaba em Marechal Deodoro, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) protocolou nesta quarta-feira (19) em Brasília um requerimento de informações destinado ao ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. No requerimento o deputado solicita que o organismo informe a “possibilidade de instauração de processo no âmbito do Executivo federal para a apuração dos causadores desta mortandade e seus impactos”.
O deputado reforçou no pedido que o caso ocorreu no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba, “um patrimônio natural do país”. “Estudos de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) indicam que o CELMM é um dos mais importantes ecossistemas do Estado de Alagoas, da região Nordeste e mesmo do Brasil”, afirma Marx na justificativa do requerimento.
No documento protocolado ao ministro do Meio Ambiente, Beltrão também questiona “como funciona e como se dará o processo de responsabilização dos possíveis responsáveis pela mortandade em massa de peixes, de diversas espécies, em Alagoas”. Novamente referindo-se ao fato de a mortandade de peixes ter ocorrido no CELMM, Beltrão alega que “quaisquer agressões a este ecossistema necessitam de apuração e responsabilização urgente por parte do Poder Público, inclusive e principalmente no âmbito da União”.
Milhares de peixes apareceram mortos na Lagoa Manguaba, em Massagueira, na cidade alagoana de Marechal Deodoro, na manhã de domingo (16). Ainda não se sabe as causas desta mortandade. Na ocasião, muitos pescadores estiveram no local para apanhar os animais, sendo que alguns estavam debilitados e, segundo os próprios pescadores, tais peixes estariam sofrendo por falta de oxigênio. No dia posterior, segunda-feira (17), equipes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e da Prefeitura de Marechal Deodoro recolheram amostras de água da lagoa Manguaba para investigar a causa da mortandade de peixes.
Veja também
Últimas notícias
Abrasel participa da Feira dos Municípios com gestão da Arena Gastronômica e cardápio diversificado
Alagoana disputa vaga no BBB 26 pela Casa de Vidro instalada no Nordeste
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Família de jovem internado com risco de paraplegia pede ajuda para custear despesas em Arapiraca
Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
