Ronda no Bairro Cultural festeja São João e movimenta Mirante São Gonçalo, no Farol
Moradores, comerciantes e frequentadores da região se divertiram ao som de muito forró
Uma verdadeira integração entre agentes de segurança pública e comunidade marcou o fim da tarde da sexta-feira (21), com mais uma edição do projeto Ronda no Bairro Cultural que reuniu mais de uma centena de moradores, comerciantes e frequentadores do Mirante São Gonçalo, no Farol. O evento contou com a terceira apresentação da banda de música do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado.
O policiamento de proximidade realizado pelo programa, além do vínculo criado entre comunidade e equipe Social não poderia ter resultado diferente: as pessoas voltaram a se sentir seguras, a frequentar com suas famílias os espaços públicos, começaram a desenvolver o sentimento de pertencimento e a sentirem-se inseridas num processo de construção coletiva.
Para Áurea Vasconcelos, psicóloga e coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro, é notória a aceitação da população às atividades promovidas pelo programa. “É muito gratificante ver a adesão das comunidades dos territórios em que atuamos aos eventos que articulamos. Cada vez mais moradores e comerciantes voltam a frequentar e ocupar espaços de convivência mútua com tranquilidade e de forma sadia”, salientou.
Joaquim Santana, de 72 anos, é síndico de um dos prédios vizinhos ao mirante e fez questão de colaborar com o evento desde que soube da sua realização. “O pessoal [da equipe social] passou por aqui divulgando, muito simpático, e eu amei a ideia. A gente nunca teve um evento cultural aqui, apesar de ser até um ponto turístico da cidade, e eu não podia deixar de contribuir, então autorizei que pegassem a energia do condomínio, que utilizassem os banheiros... Tudo o que achei que estava ao meu alcance eu fiz, e espero que vocês venham muito mais vezes, porque tenho certeza que muito mais moradores irão ajudar. Momentos como esses ajudam demais a comunidade”, afirmou.
Também prestigiou o evento a secretária executiva de Gestão Interna da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Juliana Barros.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
