Prefeitura de Maceió incentiva arraiais descentralizados
Quadrilha, coco de roda e forró pé de serra foram algumas das atrações dos Arraiais Filhos da Jatiúca e São Pedro, que começaram na noite desta sexta-feira (21), na parte baixa de Maceió.

Beneficiados com o edital de ajuda de custo destinado às festividades juninas da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), os arraiais dos bairros receberam R$ 6 mil para a realização dos eventos.
Em sua primeira edição, o Filhos da Jatiúca vai até este sábado (22) e, segundo um dos organizadores, Fábio Rogério, tem o objetivo de resgatar a tradição junina. “É uma forma de recuperar a nossa cultura de comemorar o São João nos bairros”, pontuou. “E para isso, o apoio da Prefeitura de Maceió foi fundamental. Não só para o nosso bairro, mas para os diversos bairros que foram contemplados com o edital”, finalizou.
Paulo Omena, morador da Jatiúca há 48 anos, aprovou a iniciativa. “O nosso bairro sempre foi um ponto de encontro para os que moram na região e é muito bom ver tanta gente no nosso arraial celebrando o São João e dando força para esta tradição”, afirmou.
O Arraial São Pedro, na Ponta Verde, vai até o dia 30 de junho. O organizador do evento no bairro, Ascânio Freires, explica que a festa vai até o dia 29, mas que no dia 30 será realizada uma ação social para encerrar as festividades. “Este é um momento de reunir as pessoas que moram na região e de proporcionar um momento de lazer para as famílias. É também para ajudar o próximo, por isso no último dia de festividade vamos dar assistência a cerca de 500 pessoas, com atendimento médico e odontológico, corte de cabelo, alimentação e banho”, disse.
A advogada Fábia Peixoto, que frequenta a Igreja de São Pedro, acredita que os arraiais descentralizados resgatam a cultura e a convivência. “É uma festa para unir as pessoas, proporcionar essa interação social e fazer o resgate da nossa tradição”, ressaltou.
Ao todo, 47 arraiais foram selecionados e a Prefeitura de Maceió investiu mais de R$ 280 mil nos festejos descentralizados.
São João
Com o tema “De Mestre Zinho a Zé Mocó, Forró Bom é em Maceió”, a festa junina da capital alagoana foi iniciada na última quarta-feira (19), em Fernão Velho, com o show da cantora paraibana Elba Ramalho. Nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho os festejos juninos acontecem no Arraial Central, no estacionamento do Jaraguá, com a participação das atrações Noda de Caju, Forró do Muído, Alcymar Monteiro, Flávio José, Eliane e Batista Lima.
De 20 a 24 e de 26 a 29 de junho, com a participação de bandas e trios de forró locais, os festejos juninos também ocorrem no Arraial Pé de Serra, na Praça Marcílio Dias.
Veja também
Últimas notícias

Em rede nacional, Lula chama aliados de Trump de “traidores” e nega práticas desleais

Vereador Bero do Jardim é encontrado morto horas após assassinato em via pública

Prefeita Ceci acompanha início da Operação Tapa-Buraco em Atalaia

Doou dinheiro para motorista que forjou sequestro? Polícia orienta o que fazer

Em carta a Bolsonaro, Trump defende fim imediato de julgamento do STF

Justiça toma decisão sobre vídeo de homem exposto por traições no RS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
