Prefeitura de Maceió incentiva arraiais descentralizados
Quadrilha, coco de roda e forró pé de serra foram algumas das atrações dos Arraiais Filhos da Jatiúca e São Pedro, que começaram na noite desta sexta-feira (21), na parte baixa de Maceió.
Beneficiados com o edital de ajuda de custo destinado às festividades juninas da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), os arraiais dos bairros receberam R$ 6 mil para a realização dos eventos.
Em sua primeira edição, o Filhos da Jatiúca vai até este sábado (22) e, segundo um dos organizadores, Fábio Rogério, tem o objetivo de resgatar a tradição junina. “É uma forma de recuperar a nossa cultura de comemorar o São João nos bairros”, pontuou. “E para isso, o apoio da Prefeitura de Maceió foi fundamental. Não só para o nosso bairro, mas para os diversos bairros que foram contemplados com o edital”, finalizou.
Paulo Omena, morador da Jatiúca há 48 anos, aprovou a iniciativa. “O nosso bairro sempre foi um ponto de encontro para os que moram na região e é muito bom ver tanta gente no nosso arraial celebrando o São João e dando força para esta tradição”, afirmou.
O Arraial São Pedro, na Ponta Verde, vai até o dia 30 de junho. O organizador do evento no bairro, Ascânio Freires, explica que a festa vai até o dia 29, mas que no dia 30 será realizada uma ação social para encerrar as festividades. “Este é um momento de reunir as pessoas que moram na região e de proporcionar um momento de lazer para as famílias. É também para ajudar o próximo, por isso no último dia de festividade vamos dar assistência a cerca de 500 pessoas, com atendimento médico e odontológico, corte de cabelo, alimentação e banho”, disse.
A advogada Fábia Peixoto, que frequenta a Igreja de São Pedro, acredita que os arraiais descentralizados resgatam a cultura e a convivência. “É uma festa para unir as pessoas, proporcionar essa interação social e fazer o resgate da nossa tradição”, ressaltou.
Ao todo, 47 arraiais foram selecionados e a Prefeitura de Maceió investiu mais de R$ 280 mil nos festejos descentralizados.
São João
Com o tema “De Mestre Zinho a Zé Mocó, Forró Bom é em Maceió”, a festa junina da capital alagoana foi iniciada na última quarta-feira (19), em Fernão Velho, com o show da cantora paraibana Elba Ramalho. Nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho os festejos juninos acontecem no Arraial Central, no estacionamento do Jaraguá, com a participação das atrações Noda de Caju, Forró do Muído, Alcymar Monteiro, Flávio José, Eliane e Batista Lima.
De 20 a 24 e de 26 a 29 de junho, com a participação de bandas e trios de forró locais, os festejos juninos também ocorrem no Arraial Pé de Serra, na Praça Marcílio Dias.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil instaura inquérito para investigar feto encontrado em mochila em Delmiro Gouveia
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Sintietfal repudia feminicídio no CEFET-RJ e cobra ações contra misoginia nas instituições
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
