?TJ de Alagoas compartilha avanços na área de TI
Virtualização e agendamento de videoconferências foram destaque em evento que reuniu, em Maceió, profissionais da área de tecnologia

Experiências do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) na área de tecnologia da informação foram apresentadas durante evento que reuniu profissionais de TI de empresas públicas, em Maceió. A abertura do encontro, nesta quinta-feira (4), contou com a presença do presidente da corte, Tutmés Airan.
“O TJ de Alagoas tem investido cada vez mais em tecnologia da informação. Essa é uma tendência das cortes de Justiça e algo que traz muitos benefícios”, destacou o desembargador.
A virtualização processual e a criação do Simavi - Sistema de Agendamento de Videoconferências foram algumas das experiências compartilhadas pelo diretor de tecnologia do TJAL, José Baptista Neto.
“Desde outubro de 2014 o Tribunal de Justiça de Alagoas não recebe mais processos físicos. A virtualização trouxe mais economicidade e agilidade à prestação jurisdicional”, ressaltou.
Em relação às videoconferências, o diretor afirmou que Alagoas é referência em todo o país. O Simavi, lançado pelo TJAL em 2016 e que permite às unidades judiciárias agendarem audiências virtuais com réus presos, já auxilia as cortes do Ceará, Acre, Amazonas e Rio Grande do Norte.
“Mais de 10.000 audiências já foram marcadas por meio da ferramenta em Alagoas”, destacou José Baptista, que falou ainda sobre o uso do whatsapp como meio de citação e intimação das partes e sobre a Secretaria de Processamento Unificado (SPU), implantada em 2018 para dar cumprimento aos despachos e decisões judiciais no estado.
Veja também
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
