Prefeitura retoma ações de reordenamento do Centro de Maceió
A Semscs está trabalhando para o aumento do número do efetivo nas equipes para que seja possível deixar a fiscalização e os guardas presentes no calçadão
O Centro de Maceió é um dos polos de maior economia da capital. A grande quantidade de lojas e variedade com um preço mais atrativo fazem com que muita gente escolha o Calçadão do Comércio para fazer suas compras. O fluxo intenso sempre atraiu ambulantes clandestinos a comercializar seus produtos no meio do passeio, obstruindo as vidas e causando desordenamento na região.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), está realizando diariamente ações de fiscalização no Centro Comercial da cidade. Com o apoio da Guarda Municipal, a fiscalização está conduzindo ações que visam, principalmente, a desobstrução das ruas para melhorar a acessibilidade e a segurança da população.
“Os ambulantes ficam no meio da passagem, não tem caminho, é muito incômodo para andar”, disse a estudante Erika Priscyla.
A doméstica Vera Lúcia elogia o trabalho da Prefeitura. “Quando o calçadão está daquele jeito, não conseguimos circular no Centro. É perda para os lojistas e para a própria população por que mesmo com os preços sendo baixos, não há recolhimento de imposto e ainda ficamos com dificuldade de transitar. Quando tem fiscalização, o fluxo de pessoas no centro aumenta e é melhor para todo mundo”, afirmou.
A Semscs está trabalhando para o aumento do número do efetivo nas equipes para que seja possível deixar a fiscalização e os guardas presentes no calçadão durante todos os dias para que os ambulantes não voltem a ocupar ilegalmente o espaço. Os ambulantes e os feirantes têm o lugar determinado para vender seus produtos e não têm permissão de fazer essa prática no calçadão.
O titular da Semscs, Enio Bolivar, afirma que de forma gradativa conseguirá deixar o Centro ordenado. “É um desafio a ser cumprido com a união de diversos órgãos municipais, cada um desempenhando seu papel. Essa questão dos ambulantes no calçadão é uma realidade antiga e agora também existem feirantes, que têm um contexto diferente do nosso. Por isso, estamos fazendo ações educativas e todo um planejamento para controlar e fiscalizar a região”, ressaltou.
Outros pontos também fazem parte desse plano de ordenamento, a exemplo do entorno da Praça dos Palmares e da Rua Ladislau Neto, também no Centro de Maceió, onde os feirantes ocupam calçadas e ruas. O ordenamento da região é necessário e tem o objetivo de devolver a acessibilidade e a mobilidade urbana e fazer cumprir a Lei n° 3.538, que criou o Código de Posturas. Além de cumprir a Lei 4.479/96, que proíbe atividade ambulante de qualquer natureza no Centro de Maceió.
Últimas notícias
Foz do Rio Jacarecica muda de posição em Maceió e especialistas explicam causas
Escola Municipal Wellington Pinto Fontes é inaugurada em São José da Tapera
Possível motivação: empresária morta em Aracaju descobriu dias antes que namorado era casado
Presos envolvidos na morte de mulher que desapareceu após deixar bar na Levada, em Maceió
Primeira escola pública bilíngue de Maceió já apresenta resultados
”Em Alagoas temos dois caras maneiraços”: Nikolas Ferreira elogia Caio Bebeto e Cabo Bebeto e destaca lideranças estaduais em podcast
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
