Programa abre inscrições para alunos da rede estadual reforçarem preparativos para o Enem
Oferecido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) está com inscrições abertas
Estudantes da rede pública estadual que desejem fortalecer sua base de conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem a chance de participar, gratuitamente, de preparatório ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe). As inscrições também são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.copeve.ufal.br até o dia 18 de agosto.
Ao todo, são ofertadas 200 vagas, sendo 120 vagas para o Paespe Jr - voltado para alunos matriculados na 1a série do ensino médio – 80 para o Paespe – direcionado para estudantes matriculados na 2a série do ensino médio. Em ambos os casos, as aulas acontecem por um período de doze meses, sendo ministradas duas vezes por semana para o Paespe Jr (um sábado das 8h às 12h e um dia da semana, no contraturno) e de segunda a sexta-feira das 19h às 21h e sábado das 8h às 12h para o Paespe.
Para se inscrever, em ambos os casos, é preciso estar regularmente matriculado na rede estadual de ensino e ter idade entre 15 e 20 anos completos. Antes de efetuar a inscrição, é preciso também se cadastrar no site da Copeve. Feita a inscrição, será preciso homologá-la pessoalmente na coordenação do Paespe, no Centro de Tecnologia (CTEC) da Ufal nos dias 27, 28 e 29 de agosto. A última etapa do processo seletivo será uma prova no dia 28 de setembro.
Além de aulas presenciais, o Paespe oferece palestras, visitas técnicas, curso de informática e realização de oficinas multidisciplinares. “O Paespe é um programa único. Com o apoio das pró-reitorias de Extensão e Estudantil, nós temos a chance de fortalecer a formação desses jovens como cidadãos, fazendo também com que tenham o seu primeiro contato com a universidade. Aqui, os alunos terão aulas com instrutores que são ex- estudantes da rede estadual, como eles, e também com Professores Doutores da Ufal”, relata o coordenador do Paespe, o Professor PhD Roberaldo Carvalho.
Últimas notícias
É falso que eleitor precisa votar em todos os cargos para validar votação
Prefis 2026 segue com atendimento presencial no Desenrola Maceió, nesta quarta (30)
Donos de propriedades rurais têm até esta quarta para declarar ITR
Nunes Marques cobra TREs por transporte público gratuito nas eleições
Lula liga ao vivo para Flávio Dino, do STF, antes de sancionar lei no Pará
Jovem de 27 anos é morto a tiros dentro de casa durante a madrugada em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
