Curso de barbeiro vai possibilitar reinserção social de dependentes químicos
Ação da Seprev visa ampliar a qualificação para inserir pessoas atingidas pelas drogas no mercado de trabalho
A frase estampada na camisa do jovem Darlysson Guilhermino “Toda Vida Tem Esperança” expõe bem o trabalho executado pelas ações da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) por meio da sua Rede Acolhe.
Entre tesouras, máquinas de cortar cabelo e muita força de vontade, o jovem é uma das pessoas que vêm sendo beneficiadas com o olhar humanizado da Seprev. Desde 2018, a pasta vem contribuindo para a reinserção social de alagoanos que tiveram contato com o submundo das drogas e que precisam de uma nova chance para viver longe da do consumo e serem reinseridos na sociedade de maneira efetiva.
Uma dessas iniciativas é a promoção de cursos gratuitos no Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva para Dependentes Químicos de Alagoas, equipamento que promove a capacitação de adictos que concluíram tratamento em alguma comunidade credenciada pela Rede Acolhe e impulsiona assim a recolocação do mercado de trabalho.
Neste sentido, foi iniciado esta semana no local o curso de barbeiro profissional, que tem como objetivo desenvolver técnicas referentes aos fundamentos da beleza masculina, no que cerne ao cabelo e barba, aplicando esses serviços desde um atendimento informal domiciliar aos diversos tipos de salão.
Darlysson, de 27 anos, passou pela Comunidade Acolhedora Fazenda da Esperança Santa Terezinha e projeta - após terminar a qualificação de barbeiro - colocar em prática tudo que aprendeu durante as duas semanas de aulas teóricas e práticas.
“Sempre tive vontade de conhecer a área, mas nunca tive oportunidade por não ter como pagar. Agora, no Centro de Reinserção espero concluir as aulas, pegar meu certificado e montar meu próprio negócio”, planeja o jovem.
A coordenadora de capacitação profissional do Centro de Reinserção Social, Elisa Cristina, explica que os cursos oferecidos pelo equipamento disponibilizam certificados e ajudam assim a turbinar os currículos dos atendidos.
“É de extrema importância porque aqui eles aprendem teoria e prática e podem também montar o próprio negócio, visto que o custo para abrir uma barbearia em casa, por exemplo, não é considerado alto em comparação a outros tipos de trabalho”, ressalta a coordenadora.
Além do curso de barbeiro, no espaço, localizado na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, são ofertados cursos de frentista, pedreiro, pintor, panificação, pizzaiolo, repositor de mercadorias, técnico em vendas, marketing e relações interpessoais e, bem mais do que essas capacitações, os ex-acolhidos melhoram o currículo, aprendem um ofício e passam a ter mais oportunidades no mercado de trabalho.
Veja também
Últimas notícias
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
