Cidadão Legal chega a Arapiraca e beneficiará dependentes químicos da Rede Acolhe
Programa da Seprev agiliza a emissão de documentos para reinserir pessoas acometidas pelas drogas no mercado de trabalho

O projeto Cidadão Legal, lançado pelo Governo de Alagoas em março de 2018, alçou novos voos nesta terça-feira (30), ganhando uma base fixa no município de Arapiraca, no agreste alagoano. Esta iniciativa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vai facilitar e agilizar ainda mais a emissão de documentos para os dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe.
O projeto objetiva reinserir os dependentes em recuperação no mercado de trabalho e surgiu para fortalecer a Política sobre Drogas em Alagoas, que já conta com programas consolidados como Anjos da Paz e Agentes da Paz.
São documentos como Registro de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e tantos outros que, segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, se fazem necessários para reinserir os dependentes químicos no mercado de trabalho.
“Ter a documentação completa é fundamental para os dependentes químicos após o período de tratamento, visto que muitos deles se utilizam de seus documentos como moeda de troca quando estão consumidos pelo vício das drogas”, explicou Esvalda Bittencourt.
A descentralização e interiorização do programa Cidadão Legal vai, de acordo com Esvalda Bittencourt, beneficiar os dependentes químicos da região Agreste e Sertão. “Com isso, vai agilizar todo o processo de reinserção social destas pessoas que a partir de agora não precisam mais se locomover até Maceió para retirar os documentos necessários para serem inseridos no mercado de trabalho, por exemplo”, disse.
Desde que iniciaram os atendimentos, há quase um ano e meio, as equipes do Cidadão Legal já possibilitaram a emissão de mais de 2.400 certidões de justiça estadual e federal, 802 cartões de PIS/PASEP, 459 Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), 362 Certidões de Nascimentos, dentre outros.
Em Arapiraca, a equipe do Cidadão Legal vai atender dentro do Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química, na Avenida Deputada Ceci Cunha. Já em Maceió, as equipes atendem na sede da Casa de Direitos, no bairro do Jacintinho.
Veja também
Últimas notícias

Falso incêndio em estabelecimento causa transtorno no centro de Maceió

EuroFood: o hambúrguer com sabor de sucesso!

Cibele Moura participa de entrega de rodovia e ruas pavimentadas na Barra de Santo Antônio

Homem é detido pela PF após ofender Lula em visita ao interior do Rio de Janeiro
Rafael Brito seleciona aluna de Jornalismo para representar Alagoas no Estágio-Visita da Câmara

Festival da Criatividade começa na segunda-feira em Arapiraca com programação para todas as idades
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
