Rui Palmeira solicita novos estudos para região do Pinheiro

O prefeito Rui Palmeira e o coordenador especial de Proteção e Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (22), com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para solicitar novos estudos para os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também participaram do encontro na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.
Rui avaliou como positiva a reunião e informou que o pedido foi recebido com atenção e encaminhamentos. “O ministro convocou diversos órgãos do Governo Federal e nós viemos buscar respostas para a população do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Solicitamos novos estudos que informem com segurança aos moradores se eles poderão voltar para as suas casas, porque essa é a grande angústia da população e a gente pediu celeridade ao ministro de Minas e Energia, que foi muito firme na reunião. Ele solicitou às agências envolvidas que o estudo seja imediatamente iniciado para que tenhamos as respostas tão solicitadas pela população dos bairros atingidos”, disse.
Questionado sobre a solicitação da Braskem à ANM para explorar reservas de sal em perímetro não urbano em Alagoas, Rui Palmeira destacou que a prioridade atual é uma solução para as áreas afetadas pela instabilidade de solo decorrente da mineração. “Mesmo que a Braskem tenha pedido autorização de lavra de sal-gema em áreas não habitadas, nós sugerimos que não seja concedida nesse momento enquanto os bairros atingidos não têm uma resposta objetiva. O que precisamos no momento é a solução e quando ela virá”, destacou o prefeito.
Dinário Lemos explicou a necessidade de respostas para que a população dos bairros atingidos tenha conhecimento da solução, que é motivo de preocupação. “As pessoas estão apreensivas para saber o que está sendo feito e se vai haver recuperação. O prefeito veio cobrar novos estudos e monitoramento para que as pessoas possam ter uma segurança de que o Governo Federal está trabalhando com o propósito de apontar uma solução. Com isso, vamos saber se há condições de ter uma recuperação dos bairros. Os moradores precisam entender o que está acontecendo”, ressaltou.
O secretário municipal de Governo, Eduardo Canuto, e a secretária municipal de Comunicação, Eliane Aquino, também participaram da reunião.
Veja também
Últimas notícias

Colisão entre carro e moto é registrada na rodovia AL-110, em Taquarana

Homem é atingido por comparsa durante execução de vítima e acaba preso após ser atendido em UPA

Homem perde controle de veículo e colide contra poste, em Arapiraca

Operação Ruído Zero aborda motociclistas com descarga alterada em Maceió

Colisão entre motocicletas deixa duas pessoas gravemente feridas em Penedo

Prefeitura de Lagoa da Canoa promove corrida em homenagem ao Trabalhador
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
