Pesquisa irá traçar perfil de saúde de ex-moradores do Pinheiro
O estudo descritivo tem como objetivo atender aos ex-moradores das áreas de risco do bairro Pinheiro

Após pesquisas de campo para traçar o perfil sociodemográfico de moradores do Bebedouro, Mutange e Pinheiro, os profissionais da Saúde do Município de Maceió, Estado de Alagoas e Governo Federal seguem realizando o inquérito para conhecer a situação de saúde dos usuários que deixaram suas residências, no Pinheiro.
O estudo descritivo tem como objetivo atender aos ex-moradores das áreas de risco do bairro Pinheiro, definidas pela Defesa Civil e classificadas no mapa de feições de acordo com o risco.
O objetivo é conhecer as condições de saúde desses usuários e saber o impacto das mudanças nos últimos meses. “A previsão é que o estudo seja concluído nesta sexta-feira (23) e a intenção é obter essas informações da área de saúde por amostragem, já que a gente não consegue identificar para onde foram todos os moradores”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Rodrigues.
Os dados estão sendo coletados por meio de entrevista presencial – nas residências e centros comunitários- ou por telefone, utilizando um questionário semiestruturado, que contempla variáveis sociodemográficas e epidemiológicas. A amostragem das pessoas entrevistadas foi feita pela lista de pessoas cadastradas pela Defesa Civil, para recebimento de ajuda humanitária concedida pelo Governo Federal aos moradores do bairro Pinheiro e ruas limítrofes ao bairro.
A previsão é que na próxima semana sejam apresentados os dados preliminares, mas o estudo completo só deve ser conhecido no próximo mês. “O pessoal do Ministério da Saúde retornará a Brasília e irá trabalhar em cima desses dados para fazer a compilação e, em seguida, apresentar como relatório. Eles pediram em torno de 20 a 30 dias para concluir essa compilação dos dados e as correlações entre as condições de saúde de moradores e ex-moradores”, relata a diretora.
Fernanda conta ainda que as ações em decorrência desse inquérito dependerão dos resultados apresentados. “A partir disso, serão feitas recomendações e sugestões de ações, que precisarão ser tomadas a nível local e com auxílio do MS”, finaliza.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso suspeito de praticar abuso sexual de vulnerável e ameaça em Penedo

Vereadores criticam Governo do Estado por não repassar recursos à Maternidade Nossa Senhora da Guia

Homem sofre tentativa de homicídio na zona rural de Maravilha

Prefeitura de Igaci promove oficina sobre identificação de abuso sexual infantil

Arapiraca: Tutora de gato chamado Thor procura por animal que está desaparecido
![[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato](https://img.7segundos.com.br/nvsQcMQxKMzo7osC0UgfRNn3SuI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-06-04-192338.png)
[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
