Pesquisa irá traçar perfil de saúde de ex-moradores do Pinheiro
O estudo descritivo tem como objetivo atender aos ex-moradores das áreas de risco do bairro Pinheiro

Após pesquisas de campo para traçar o perfil sociodemográfico de moradores do Bebedouro, Mutange e Pinheiro, os profissionais da Saúde do Município de Maceió, Estado de Alagoas e Governo Federal seguem realizando o inquérito para conhecer a situação de saúde dos usuários que deixaram suas residências, no Pinheiro.
O estudo descritivo tem como objetivo atender aos ex-moradores das áreas de risco do bairro Pinheiro, definidas pela Defesa Civil e classificadas no mapa de feições de acordo com o risco.
O objetivo é conhecer as condições de saúde desses usuários e saber o impacto das mudanças nos últimos meses. “A previsão é que o estudo seja concluído nesta sexta-feira (23) e a intenção é obter essas informações da área de saúde por amostragem, já que a gente não consegue identificar para onde foram todos os moradores”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Rodrigues.
Os dados estão sendo coletados por meio de entrevista presencial – nas residências e centros comunitários- ou por telefone, utilizando um questionário semiestruturado, que contempla variáveis sociodemográficas e epidemiológicas. A amostragem das pessoas entrevistadas foi feita pela lista de pessoas cadastradas pela Defesa Civil, para recebimento de ajuda humanitária concedida pelo Governo Federal aos moradores do bairro Pinheiro e ruas limítrofes ao bairro.
A previsão é que na próxima semana sejam apresentados os dados preliminares, mas o estudo completo só deve ser conhecido no próximo mês. “O pessoal do Ministério da Saúde retornará a Brasília e irá trabalhar em cima desses dados para fazer a compilação e, em seguida, apresentar como relatório. Eles pediram em torno de 20 a 30 dias para concluir essa compilação dos dados e as correlações entre as condições de saúde de moradores e ex-moradores”, relata a diretora.
Fernanda conta ainda que as ações em decorrência desse inquérito dependerão dos resultados apresentados. “A partir disso, serão feitas recomendações e sugestões de ações, que precisarão ser tomadas a nível local e com auxílio do MS”, finaliza.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
