Veja por dentro como está ficando a estrutura do Hospital Metropolitano
Com 16 blocos, as instalações modernas abrigarão urgência, cirurgias eletivas e clínica médica, além de UTIs
O Hospital Metropolitano, que está sendo construído pelo Governo de Alagoas no Tabuleiro do Martins, em Maceió, vai criar 180 novos leitos para atender toda a parte alta da capital e municípios vizinhos. Fizemos um passeio pelo prédio e vamos mostrar, agora, como será cada andar e quais os serviços ofertados na ala.
Hoje, mais de 400 pessoas trabalham na obra, localizada na Avenida Menino Marcelo. A previsão é que o hospital seja inaugurado no primeiro semestre do próximo ano. Com investimento de R$ 80 milhões do Estado, a nova unidade de saúde terá 16 blocos, com uma área construída de 13.904,19 m2 em um terreno de 54.840,22 m2.
Bloco A
O bloco A terá cinco pisos, onde vai funcionar toda a assistência voltada à população, como a parte de urgência e emergência, diagnóstico, atendimentos eletivos e agência transfusional. Também haverá duas torres com seis elevadores, sendo quatro para os pacientes, dois para visitantes e funcionários e um que dará acessibilidade ao paciente que chega por meio de helicóptero. O local onde o helicóptero vai pousar facilitará a transferência de pacientes em estado grave, evitando que eles sejam transportados em ambulâncias, por exemplo.
No primeiro pavimento do bloco A, funcionará toda a parte de tratamento, ou seja, as salas de cirurgia e de partos cirúrgicos, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulta, pediátrica e cardíaca, as Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e as farmácias.
No segundo pavimento será disponibilizado o serviço de hemoterapia e a Central de Material Esterilizado. “Também será um andar semitécnico para acomodação das máquinas do sistema de climatização”, destacou a arquiteta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Vânia Maria da Rocha, coautora do projeto do Hospital Metropolitano.
Já no terceiro pavimento do bloco A funcionará a internação cardíaca e pediátrica. O quarto piso será ocupado pela clínica médica adulta, tanto masculina quanto feminina, bem como pelos quartos de isolamento.
No quinto pavimento funcionará a casa de máquinas, reservatório superior e o heliponto.
Bloco B
O bloco B será ocupado pelo serviço de nutrição e dietética, vestiários centrais, farmácia, refeitório dos funcionários do hospital e lactário, assim como a nutrição enteral.
Blocos C e D
No bloco C ficará toda a parte administrativa e no D o serviço de resíduos hospitalares.
Blocos E, F, G e H
Já no E vai funcionar a guarita e o acesso aos serviços, como, por exemplo, a chegada de gás e abastecimento de água, remédios, insumos, entre outros. No bloco F estarão a oficina e a garagem para consertos em gerais.
No bloco G, vai funcionar o serviço de necrotério. A lavanderia hospitalar, responsável pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, vai funcionar no bloco H.
Blocos I, J e L
A cantina, exclusiva aos profissionais do hospital, irá funcionar no bloco I. No bloco J, ficará o pórtico de entrada para o acesso principal do hospital e, no L, vai funcionar a praça de alimentação, onde terá oito boxes.
Blocos M, N e O
A Central de Gases Medicinais irá ocupar todo o bloco M, enquanto no N, estará em funcionamento a Central de Vácuo Clínico. Por fim, no bloco O, será instalado o Serviço de Geração de Energia Regular e Alternativa, composto por quatro geradores e reservatórios inferiores de água potável. O Hospital Metropolitano também contará com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e duas adutoras.
Distribuição dos leitos – Ao todo, serão 180 leitos de internação, distribuídos em clínicas médicas e cirúrgicas para adultos, internações cardíacas, pediátricos cirúrgicos e clínicas médico pediátricas. Além disso, a unidade hospitalar também contará com leitos de isolamento e com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de observação e urgência que terá o indicativo de cores de classificação vermelha, amarela e verde, com o objetivo de garantir o atendimento prioritário aos pacientes que correm risco de morte.
“Todos os blocos já estão em construção e alguns se encontram em fase de acabamento. O estacionamento terá capacidade para 491 veículos e a parte externa, que conta com urbanização, calçadas, vias e estacionamento, ainda será iniciada”, disse a arquiteta da Sesau, Vânia da Rocha.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
