Brasil

Governo Federal lança programa de enfrentamento à criminalidade

Projeto "Em Frente, Brasil" foi lançado nesta quinta-feira

Por Rádio Cidadania 29/08/2019 22h10
Governo Federal lança programa de enfrentamento à criminalidade
O presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal lançou nesta quinta-feira (29) o projeto "Em Frente, Brasil", ocorrido em Brasília. O projeto alia, com foco no mesmo propósito, medidas de segurança pública e ações de prevenção socioeconômica. Inicialmente, ele vai funcionar como um piloto em cinco municípios, onde foram identificados altos índices de criminalidade: são as cidades de Ananindeua, no Pará; Cariacica, no Espírito Santo; Goiânia, em Goiás; Paulista, em Pernambuco; e São José dos Pinhais, no Paraná. Para executar o projeto, serão articuladas políticas públicas nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

Na prática, o projeto vai inibir crimes violentos como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, por exemplo. Com base em diagnósticos e nos índices de criminalidade, as cidades serão atendidas por meio da atuação conjunta nas áreas de assistência social, cultura, esporte, educação, saúde, habitação e emprego. O presidente da República, Jair Bolsonaro, acredita que o programa atingirá o sucesso em pouco tempo.

Entre as ações previstas pelo Ministério da Cidadania, que faz parte dessa política integrada, a primeira a ser executada será a doação de veículos para a rede de Assistência Social. Cada cidade receberá um micro-ônibus com capacidade para 28 passageiros, adaptado para o transporte de pessoas com deficiência. Além dessa medida, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, ressaltou que os programas sociais são fundamentais no enfrentamento à violência. Ele citou os cuidados empenhados já na primeira infância, o foco do Programa Criança Feliz, por exemplo. No Brasil, mais de 746 mil crianças e gestantes já foram atendidas pelo programa que promove o desenvolvimento infantil em famílias de baixa renda.

Dados recentes já apontam uma mudança positiva no País, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, na cerimônia de lançamento do programa. Nos primeiros meses de governo, a criminalidade foi reduzida em 20%. Segundo Moro, o governo federal vai trabalhar de forma conjunta para diminuir ainda mais os índices de violência.

O programa "Em Frente, Brasil" envolve, além dos ministérios da Cidadania e da Justiça e Segurança Pública, as pastas da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Regional, da Economia, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a Casa Civil e a Advocacia-Geral da União.