Governo Federal lança programa de enfrentamento à criminalidade
Projeto "Em Frente, Brasil" foi lançado nesta quinta-feira
O governo federal lançou nesta quinta-feira (29) o projeto "Em Frente, Brasil", ocorrido em Brasília. O projeto alia, com foco no mesmo propósito, medidas de segurança pública e ações de prevenção socioeconômica. Inicialmente, ele vai funcionar como um piloto em cinco municípios, onde foram identificados altos índices de criminalidade: são as cidades de Ananindeua, no Pará; Cariacica, no Espírito Santo; Goiânia, em Goiás; Paulista, em Pernambuco; e São José dos Pinhais, no Paraná. Para executar o projeto, serão articuladas políticas públicas nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.
Na prática, o projeto vai inibir crimes violentos como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, por exemplo. Com base em diagnósticos e nos índices de criminalidade, as cidades serão atendidas por meio da atuação conjunta nas áreas de assistência social, cultura, esporte, educação, saúde, habitação e emprego. O presidente da República, Jair Bolsonaro, acredita que o programa atingirá o sucesso em pouco tempo.
Entre as ações previstas pelo Ministério da Cidadania, que faz parte dessa política integrada, a primeira a ser executada será a doação de veículos para a rede de Assistência Social. Cada cidade receberá um micro-ônibus com capacidade para 28 passageiros, adaptado para o transporte de pessoas com deficiência. Além dessa medida, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, ressaltou que os programas sociais são fundamentais no enfrentamento à violência. Ele citou os cuidados empenhados já na primeira infância, o foco do Programa Criança Feliz, por exemplo. No Brasil, mais de 746 mil crianças e gestantes já foram atendidas pelo programa que promove o desenvolvimento infantil em famílias de baixa renda.
Dados recentes já apontam uma mudança positiva no País, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, na cerimônia de lançamento do programa. Nos primeiros meses de governo, a criminalidade foi reduzida em 20%. Segundo Moro, o governo federal vai trabalhar de forma conjunta para diminuir ainda mais os índices de violência.
O programa "Em Frente, Brasil" envolve, além dos ministérios da Cidadania e da Justiça e Segurança Pública, as pastas da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Regional, da Economia, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a Casa Civil e a Advocacia-Geral da União.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
