Governo Federal lança programa de enfrentamento à criminalidade
Projeto "Em Frente, Brasil" foi lançado nesta quinta-feira

O governo federal lançou nesta quinta-feira (29) o projeto "Em Frente, Brasil", ocorrido em Brasília. O projeto alia, com foco no mesmo propósito, medidas de segurança pública e ações de prevenção socioeconômica. Inicialmente, ele vai funcionar como um piloto em cinco municípios, onde foram identificados altos índices de criminalidade: são as cidades de Ananindeua, no Pará; Cariacica, no Espírito Santo; Goiânia, em Goiás; Paulista, em Pernambuco; e São José dos Pinhais, no Paraná. Para executar o projeto, serão articuladas políticas públicas nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.
Na prática, o projeto vai inibir crimes violentos como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, por exemplo. Com base em diagnósticos e nos índices de criminalidade, as cidades serão atendidas por meio da atuação conjunta nas áreas de assistência social, cultura, esporte, educação, saúde, habitação e emprego. O presidente da República, Jair Bolsonaro, acredita que o programa atingirá o sucesso em pouco tempo.
Entre as ações previstas pelo Ministério da Cidadania, que faz parte dessa política integrada, a primeira a ser executada será a doação de veículos para a rede de Assistência Social. Cada cidade receberá um micro-ônibus com capacidade para 28 passageiros, adaptado para o transporte de pessoas com deficiência. Além dessa medida, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, ressaltou que os programas sociais são fundamentais no enfrentamento à violência. Ele citou os cuidados empenhados já na primeira infância, o foco do Programa Criança Feliz, por exemplo. No Brasil, mais de 746 mil crianças e gestantes já foram atendidas pelo programa que promove o desenvolvimento infantil em famílias de baixa renda.
Dados recentes já apontam uma mudança positiva no País, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, na cerimônia de lançamento do programa. Nos primeiros meses de governo, a criminalidade foi reduzida em 20%. Segundo Moro, o governo federal vai trabalhar de forma conjunta para diminuir ainda mais os índices de violência.
O programa "Em Frente, Brasil" envolve, além dos ministérios da Cidadania e da Justiça e Segurança Pública, as pastas da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Regional, da Economia, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a Casa Civil e a Advocacia-Geral da União.
Veja também
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
