Acompanhada da PF e da Força Nacional, equipe do Ibama é alvo de tiros no Pará
Eles realizavam uma fiscalização em área de garimpo na sexta-feira (30)
Uma equipe de fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que estava acompanhada por agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança foi alvo de tiros na sexta-feira (30) durante uma fiscalização perto de área indígena no sudoeste do Pará. Para a Polícia Federal, a ação criminosa teve o objetivo intimidar as ações: “Isso não vai nos intimidar, vamos continuar os trabalhos normais”, afirmou o delegado de Polícia Federal Luiz Carlos Porto. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o delegado, a equipe formada por 4 fiscais do Ibama, 4 agentes da Força Nacional e 8 policiais federais estava em uma operação de fiscalização de áreas de degradação ambiental quando foi identificado um garimpo ilegal perto de uma área indígena. No acampamento, foi encontrada uma escavadeira grande, além de máquinas e bombas usadas em garimpos ilegais.
Os equipamentos menores foram destruídos no local, já a escavadeira foi inutilizada e só poderá ser retirada do local com o apoio do 51 BIS. Ao final da ação, no fim da tarde, a equipe foi surpreendida por tiros vindos da mata e policiais federais revidaram.
O delegado, que trabalha especificamente no serviço de conflitos agrários e ambientais de Brasília, explica que quando a equipe chegou, não havia mais ninguém no acampamento trabalhando, pois eles têm uma comunicação que avisa a chegada da fiscalização.
“Se tivessem mais tempo, tinham até enterrado as bombas, tratores, mas precisa de mais de um dia. Como a equipe vai ostensiva nas viaturas, pega balsa, eles têm um sistema de comunicação nas estradas e vão logo avisando. Se escondem na mata e ficam ali, o equipamento acaba ficando”, explicou ainda o delegado. Ninguém foi preso.
Veja também
Últimas notícias
Muda de Ipê recém plantada no novo Mirante da Santa Amélia é furtada
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Bloco MaragogiON anuncia 3ª edição consecutiva e promete o maior desfile da história em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
