Bolsonaro assina decreto para combater queimadas na Amazônia
Essa é a primeira medida anunciada pelo governo depois da crise causada pelas informações de que os focos de queimada na Amazônia aumentaram mais de 80% em relação ao mesmo período do ano passado
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira uma autorização preventiva para Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no combate aos incêndios florestais nos Estados da Amazônia Legal, para entrar em vigor a depender de cada governador apresentar um pedido. A autorização foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial.
De acordo com informações do Palácio do Planalto, os nove Estados da Amazônia Legal já concordaram com a GLO. No entanto, apenas Roraima já assinou o pedido.
Ao sair de uma reunião com Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o governador do Estado, Antonio Denarium, confirmou que apresentou o pedido. "Os Estados da região amazônica não têm condições hoje de fazer o combate aos incêndios florestais", disse Denarium. "O governo federal vai colocar as tropas que estão na região e, se for necessário, levará mais de outras regiões."
Essa é a primeira medida anunciada pelo governo depois da crise causada pelas informações de que os focos de queimada na Amazônia aumentaram mais de 80% em relação ao mesmo período do ano passado.
Bolsonaro irá fazer um pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite desta sexta para anunciar as medidas que serão tomadas pelo governo para tentar combater os incêndios.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
