Detran/AL intensifica ações educativas para a Semana Nacional de Trânsito
Atividades irão acontecer em diversos municípios do estado com o propósito de mobilizar a sociedade para a responsabilidade no trânsito

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito - que acontece de 18 a 25 deste mês -, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e as instituições parceiras já deram início às ações educativas em todo o estado. A meta é mobilizar todas as esferas sociais para a importância da segurança e da responsabilidade no trânsito.
Nesse ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. O slogan propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade a partir de um estímulo à educação.
Educação para o Trânsito
Dentre as instituições parceiras do Detran na promoção das ações educativas estão a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió, Sesc, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e entidades de ensino públicas e privadas.
Ao longo deste mês, a equipe de Educação para o Trânsito levará mensagens de conscientização para vários bairros da capital como, por exemplo, Benedito Bentes, Prado, Trapiche, Jacintinho e Santos Dummont.
De acordo com o chefe da Educação para o Trânsito da autarquia, Antonio Monteiro, as ações pretendem seguir essa pluralidade e alcançar todos os públicos que precisam de maior atenção.
“O Detran de Alagoas passa a se preocupar com o mais frágil: o pedestre. Como diz o Código de Trânsito, o maior é responsável pelo menor e todos pelo pedestre. O jovem, o idoso, o ciclista, enfim, todos precisam que os motoristas o olhem com maior preocupação, mas também que cada um deles passem a se preocupar com a sua vida, que é o maior bem”, diz o chefe.
PSVM no interior
Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) - projeto do Detran/AL que vem se expandindo cada vez mais pelos municípios alagoanos - também fará diversas ações. Estão previstas a realização da II Mostra Cultural de Educação para o Trânsito das escolas participantes do projeto, no dia 25 de setembro, e a realização de ações educativas em instituições de ensino entre nos dias 19 e 20.
Além das atividades educativas, o PSVM também firmou uma parceria com o projeto Moto Amiga para promover um curso de pilotagem defensiva para maiores de 18 anos, habilitados ou não.
Segundo a servidora do Detran/AL e coordenadora do PSVM, Edira Soares, o período da Semana Nacional de Trânsito será a culminância dos projetos continuados e desenvolvidos durante todo o ano.
“Estamos percorrendo escolas municipais e estaduais de Arapiraca, de Traipu, de Craíbas e de Girau do Ponciano, prestigiando e avaliando as produções de trânsito dos mais de quatro mil alunos contemplados com o PSVM Escolas. O foco é oferecer informações, conteúdos e vivências que possam melhorar a formação dos condutores de motocicleta”, conta.
Ela também destaca uma das novas iniciativas do projeto: o PSVM Zona Rural. Realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, a equipe já promoveu intervenções e ações educativas na comunidade Pau D’arco, em Arapiraca, e pretende expandir as atividades para outras localidades.
Veja também
Últimas notícias

Cabo Bebeto denuncia falta de água em bairro de Arapiraca e cobra providências

Ônibus perde força ao tentar subir ladeira no Farol; passageiros tiveram que descer

Juscelino Filho decide pedir demissão, dizem fontes

CCJC aprova relatoria de Alfredo Gaspar que criminaliza chantagem com conteúdo íntimo

Leonardo Dias cobra soluções concretas para reduzir população de rua em Maceió

Abertura da FliPenedo terá performance musical e recital de poemas e poesias
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
