Detran/AL e Defensoria Pública firmam parceria para implantar CNH Social
Atuação conjunta para viabilizar o projeto foi definida em encontro na sede do órgão executivo de trânsito durante esta quinta-feira (8)
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e a Defensoria Pública do Estado firmaram uma parceria, durante a manhã desta quinta-feira (8), para viabilizar a implantação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social em Alagoas. Também conhecida como “CNH Social”, o projeto tem o intuito de possibilitar o acesso de pessoas de baixa renda à obtenção da carteira de motorista.
A parceria foi em razão de Mandado de Injunção, impetrado pelo Defensor Público e coordenador do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos, Fabrício Leão Souto. Em visita à sede do Detran/AL, o defensor foi recebido pelo diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, e pela superintendente operacional de trânsito, Lisiane Rocha.
Na ocasião, os representantes do Detran apresentaram as medidas que já estavam sendo tomadas pelo órgão para implantação do projeto em Alagoas e definiram a atuação conjunta entre o órgão e a Defensoria. “Apresentamos ao defensor que já estávamos tomando as medidas e acordamos que a Defensoria vai participar também da definição dos critérios e dos detalhes do programa CNH Social”, afirmou Catão.
De acordo com Fabrício Souto, a política pública tem o diferencial de ser uma proposta emancipatória e cria condições para que o indivíduo possa trabalhar e conquistar sua autonomia. “A carteira de motorista é um instrumento essencial para diversas atividades econômicas, possibilitando o exercício de diversos ofícios, como motoboy, motorista, representante comercial, office-boy, entregador, despachante, entre outros. Chegou a hora de tirar a Lei da CNH Social do papel”, ressaltou o defensor.
A superintendente operacional de trânsito, Lisiane Rocha, avalia que o diálogo foi muito positivo para o andamento do programa, uma vez que foram discutidas questões como a renúncia de receita e acompanhamento posterior à concessão do benefício. “O Detran e a Defensoria Pública são interessados em entender que o projeto tem um cunho social e precisa atingir o público específico, por isso, vamos atuar em parceria para que esse objetivo seja atingido”, explicou Lisiane.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
