Prefeito Rui Palmeira inaugura Cmei no Antares, nesta quinta (05)
Cmei terá capacidade para atender 120 crianças
Nesta quinta-feira (05), às 9h, o prefeito Rui Palmeira inaugura mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) para beneficiar a população da capital. Desta vez, será o Cmei Professora Dulcinete Barros Alves, localizado no Loteamento Casa Forte, no bairro Antares.
O Cmei terá capacidade para atender 120 crianças, divididas entre os turnos matutino e vespertino, e 60 crianças em tempo integral. A nova unidade possui fraldário, sala de repouso, playground, cozinha, refeitório e banheiros, além de estrutura administrativa e de auxílio para receber as crianças.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira, com mais esta entrega, são 15 Centros Municipais de Educação Infantil inaugurados desde 2013. “É parte do nosso compromisso com a Educação, que tem sido nossa prioridade desde o início da gestão. Inclusive, a maioria dessas entregas está acontecendo na parte alta da capital, atendendo a população que mais precisa”, ressaltou.
A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dorea, destaca que a inauguração de creches é um dos motivos para que a política de Educação Infantil de Maceió seja referência no país. “O Município não entrega somente estruturas. Existe uma política de Educação Infantil que foi cuidadosamente construída e está sendo implementada, sendo o grande diferencial para Maceió ser referência não só para Alagoas, mas para outros estados”, frisou.
A obra, que está orçada no valor de R$ 1, 38 milhão, foi financiada com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por meio do Fundo Nacional da Educação (FNDE), com contrapartida da Prefeitura de Maceió.
Biografia da Patrona do Cmei
A professora Dulcinete Barros Alves dedicou grande parte da vida e trabalho ao Fundo Municipal de Educação de Maceió, sendo responsável, com os gestores da época, pela criação e estruturação.
Dulcinete Barros Alves nasceu no Povoado Serraria, na cidade de Capela, em 18 de fevereiro de 1950. Ela foi a primeira dos cinco filhos do casal José Barros e Elza Cavalcante Barros, trabalhadores rurais da Usina João de Deus. Cursou o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Estadual de Alagoas. Em 1970, iniciou os estudos no curso pedagógico, no antigo Colégio Hélio Lemos.
Em 1970, iniciou a carreira profissional com a irmã, a também professora Valdinete Cavalcante Barros, quando fundaram, na antiga Avenida Jatiúca, no bairro de mesmo nome, a Escola Infantil Menino Petrúcio. Em 1982, foi contratada para o cargo de professora pela Fundação Educacional de Maceió, extinta Femac, lecionando em várias escolas de Maceió.
Formou-se em Estudos Sociais pelo Cesmac e fez pós-graduação em Gestão Educacional. Em 2015, a professora foi diagnosticada com câncer de pâncreas e, apesar da gravidade da doença, ainda dedicava-se ao trabalho. Aposentou-se em 2016 e no mesmo ano foi designada para exercer, por meio de cargo em comissão, a função de assessora especial em assuntos contábeis, orçamentários e financeiros. A professora Dulcinete Barros Alves faleceu em 12 de agosto de 2016.
Centros Municipais de Educação Infantil já entregues
1-Cmei Maria Salete Silva, no Benedito Bentes;
2-Cmei Rodrigues Alves, no Benedito Bentes;
3-Cmei Leda Collor de Mello, no Osman Loureiro;
4-Cmei José Madltton Vitor da Silva, no Benedito Bentes;
5-Cmei Ana Carolina Galina Fortes, no Cidade Universitária;
6-Cmei Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg, no Village Campestre;
7-Cmei Mestra Virginia, no Rio Novo;
8-Cmei Maria José de Oliveira, no Benedito Bentes;
9-Cmei Monsenhor Carlos Luis de Oliveira Barbosa, no Village Campestre;
10-Cmei Silvânio Barbosa dos Santos, no Benedito Bentes;
11-Cmei Pompeu Sarmento, na Serraria;
12-Cmei Nadir Brandão, em Ipioca;
13- Cmei Hebert de Souza, em Cruz das Almas;
14- Cmei Sônia Cavalcante, no Cambona;
15 – Cmei Dulcinete Barros Alves, no Antares.
Veja também
Últimas notícias
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Iza curte fim de ano com ator da Globo; conheça João Vitor Silva
Na Suíça, incêndio em festa de Ano Novo mata dezenas de pessoas e deixa mais de 100 feridos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
