Rodrigo Cunha apresenta emendas ao Orçamento com foco nas creches
Senador alagoano apresentou sete emendas ao texto

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional se reuniu nesta quarta-feira para fazer os últimos debates em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias, que irá garantir os recursos públicos para investimentos em todo o Brasil no ano de 2020. O senador Rodrigo Cunha apresentou sete emendas ao texto, entre elas uma que pede para que o Proinfância ganhe prioridade na destinação de verbas.
O programa foi criado há 12 anos para garantir acesso a creches da rede pública a todas as crianças. Mas, ao longo desse período, o que aconteceu foi uma sucessão de erros na gestão do recurso público, resultando no aprofundamento do déficit de vagas para crianças de 0 a 5 anos.
Atualmente, há uma situação de abandono, e só em Alagoas há mais de 80 creches cujas obras estão paradas ou seguem inconclusas.
Outra emenda apresentada também trata das creches e pré-escolas, solicitando ações para a construção e ampliação dessas estruturas que são tão importantes para garantir a pavimentação de um futuro melhor para as crianças, e até mesmo o rompimento do ciclo de miséria que muitas vezes vem se perpetuando em suas famílias.
O senador Rodrigo também apresentou e teve aprovada emenda para que o governo mantenha um sistema informatizado que permita à população acompanhar o andamento das obras públicas. Esse painel dará mais transparência ao gasto público e permitirá que a sociedade cobre ativamente a conclusão das obras. O objetivo é que seja uma ferramenta que, por meio do controle social, ajude o Brasil a sanar a chaga das obras paradas.
À bancada de Alagoas, Rodrigo Cunha apresentou duas sugestões: uma que propõe que se observem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU na definição dos recursos das emendas coletivas para o estado; e uma que sugere um programa de gestão de riscos e desastres para realizar obras e ações de apoio às famílias afetadas pelo fenômeno de afundamento dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
Veja também
Últimas notícias

Maragogi celebra 150 anos com inaugurações e shows nesta quinta-feira (24)

Júri do caso Roberta Dias segue com depoimentos da defesa e interrogatório dos réus

Homem que estava na porta de casa é atacado por desconhecido com garrafa de vidro, em Maceió

Homem é preso em Palmeira dos Índios suspeito de estupro virtual contra criança de SP

Criminosos se passam por policiais e invadem residência na zona rural de Pão de Açúcar

Secretaria de Saúde de Penedo promove vacinação contra a gripe no próximo sábado, 26
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
