Rodrigo Cunha apresenta emendas ao Orçamento com foco nas creches
Senador alagoano apresentou sete emendas ao texto
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional se reuniu nesta quarta-feira para fazer os últimos debates em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias, que irá garantir os recursos públicos para investimentos em todo o Brasil no ano de 2020. O senador Rodrigo Cunha apresentou sete emendas ao texto, entre elas uma que pede para que o Proinfância ganhe prioridade na destinação de verbas.
O programa foi criado há 12 anos para garantir acesso a creches da rede pública a todas as crianças. Mas, ao longo desse período, o que aconteceu foi uma sucessão de erros na gestão do recurso público, resultando no aprofundamento do déficit de vagas para crianças de 0 a 5 anos.
Atualmente, há uma situação de abandono, e só em Alagoas há mais de 80 creches cujas obras estão paradas ou seguem inconclusas.
Outra emenda apresentada também trata das creches e pré-escolas, solicitando ações para a construção e ampliação dessas estruturas que são tão importantes para garantir a pavimentação de um futuro melhor para as crianças, e até mesmo o rompimento do ciclo de miséria que muitas vezes vem se perpetuando em suas famílias.
O senador Rodrigo também apresentou e teve aprovada emenda para que o governo mantenha um sistema informatizado que permita à população acompanhar o andamento das obras públicas. Esse painel dará mais transparência ao gasto público e permitirá que a sociedade cobre ativamente a conclusão das obras. O objetivo é que seja uma ferramenta que, por meio do controle social, ajude o Brasil a sanar a chaga das obras paradas.
À bancada de Alagoas, Rodrigo Cunha apresentou duas sugestões: uma que propõe que se observem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU na definição dos recursos das emendas coletivas para o estado; e uma que sugere um programa de gestão de riscos e desastres para realizar obras e ações de apoio às famílias afetadas pelo fenômeno de afundamento dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
Veja também
Últimas notícias
Lucas e Célia em agenda de JHC é mais um capítulo da novela eleitoral
PC aponta hipótese de estupro e sufocamento em morte de Peterson Ykaro
Deputado Leonam pede que Justiça preserve vagas de 158 alunos da Uncisal
Fazedores de cultura são orientados sobre uso de logomarcas no período eleitoral
Professor de jiu-jítsu é preso acusado de estuprar sete alunas e ‘vendê-las’
Prefeitura de Lagoa da Canoa intensifica ações de combate ao Aedes aegypti
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
